Respostas
Explicação:
Esta cronologia do Universo ou cronologia do Big Bang descreve os eventos ocorridos no passado do Universo, segundo a Teoria do Big Bang. Observações sugerem que o Universo, tal como atualmente é conhecido, teve seu começo ao redor de 13,73 (± 0,12) bilhões (ou mil milhões em Portugal) de anos atrás.[4] Desde então a evolução do Universo atravessou 3 fases: O Universo primordial, ainda pouco compreendido, em que havia uma gama de partículas que somente podem ser reproduzidas mediante os complexos aceleradores e que surgiram logo após o Big Bang, cujos detalhes são apenas teóricos.
Após este momento, no Universo inicial, sua evolução processou-se de acordo com teorias conhecidas pela Física de partículas. Foi neste momento que os primeiros prótons, elétrons e nêutrons se uniram, formando núcleos e, finalmente, átomos. Com a formação do hidrogênio neutro, foi emitida a radiação cósmica de fundo em micro-ondas.
Finalmente, a época de formação das estruturas celestes teve início, com o surgimento dos primeiros quasares e primeiras estrelas, e depois das galáxias, grupos de galáxias e super-grupos de galáxias formaram-se, conhecida pela força de expansão que faz se distanciem do ponto inicial.
O futuro do Universo não é algo solidamente conhecido, mas teorizações são feitas, sendo a mais destacada na atualidade (2008) a Big Rip ("Grande Rasgo" ou infinita fragmentação, dissociação e dissipação de toda a matéria em todos os seus níveis de organização), o Big Crunch, Big Bounce, universo oscilante e outros modelos cíclicos com suas futuras contrações e reinícios de processos de expansão. Dentro de um determinado aspecto, sempre é considerada como certa a morte térmica do universo, ou sua crescente entropia até o total esfriamento, ou ainda um esfriamento extremo, dentro dos modelos cíclicos.