A rede PERT representada a seguir foi concebida para implementar o projeto de desenvolvimento de uma máquina para coletarcana-de-açúcar. Nela, os números referentes às atividades correspondem a semanas.Legenda :PDI – primeira data de inícioUDI – última data de inícioPDT – primeira data de términoUDT – última data de términoTempo – tempo gasto para realização da atividadeATV – atividadea) Determine o caminho crítico da rede.b) Calcule a UDI e a UDT da atividade B.c) Qual(ais) é(são) a(s) atividade(s) que apresenta(m) folga(s)? Justifique.
#ENADE
Respostas
A) O caminho ACD com um total de 18 semanas.
B) UDI = 15 semanas e UDT = 18 semanas
C) A atividade B, que apresenta um total de 9 de folga, pois UDT - 9 = 9 e UDI - 4 também e 9.
1) Primeiramente devemos entender que PERT (Program Evaluation and Review Technique) é uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos.
2) O caminho crítico no PERT é definido como a sequência de tarefas que leva mais tempo para ser finalizada.
3) Por fim, com base no fluxo apresentado, podemos responder o problema proposto. Assim, teremos:
A) Determine o caminho crítico da rede.
Assim, com base no fluxo apresentado o caminho crítico será o caminho ACD com um total de 18 semanas.
B) Calcule a UDI e a UDT da atividade B. Lembrando que o UDI parte do final para o ínicio. Assim, conforme a figura em anexo, teremos:
UDI = 15 semanas
UDT = 18 semanas
C) Qual(ais) é(são) a(s) atividade(s) que apresenta(m) folga(s)? Justifique. Lembrando que as folgas são o tempo ocioso entre as atividades que estão fora do caminho crítico, ou seja, o caminho ABE. Logo:
A atividade que apresenta folga é a atividade B, que apresenta um total de 9 de folga, pois UDT - 9 = 9 e UDI - 4 também e 9.