Respostas
Sendo considerado como um dos maiores ou se não o maior representante da sociologia alemã Max Weber, com seu método de análise sociológico que para alguns foi denominado como compreensivo ou interpretativo, gerou vários debates acerca dos modos positivistas de formulação das leis sociais que existiam em seu período de análise social.
Este método proposto por Weber em suas análises sociológicas é de extrema importância para as análises contemporânea, pois, é possível dialogar com diversas outras correntes teóricas e metodológicas a partir do método weberiano de análise social.
Max Weber defendia a ideia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica a leis, tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, de acordo com Weber o cientista social deveria se direcionar por diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como os seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular.
Sendo assim, a aplicação de seu método de análise compreensiva se torna primordial para a obtenção de respostas nas inferências sobre o objeto de estudo.
Uma das formulações a partir do método de análise weberiano é o conceito de ação social juntamente com o instrumento de analise de tipos ideias, que seria uma modelo de interpretação-investigação, e é a partir deles que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação no meio social.
Sendo para nós o mais recente entre os outros três pilares da sociologia clássica Auguste Comte (1798-1857), karl Marx (1818-1883) Émile Durkheim (1858-1917) Max Weber (1864-1920).