• Matéria: Biologia
  • Autor: rithelly1306
  • Perguntado 7 anos atrás

preciso de uma introduçao sobre a origem da vida para o trabalho de biologia por favor pode ser um modelo pra eu fazer ​

Respostas

respondido por: josuepaulino398
2

Resposta:

Introdução

O Planeta Terra surgiu há, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos e, até o momento, a teoria mais aceita para o surgimento do planeta é a Teoria do Big Bang. Segundo essa teoria, uma grande explosão gerou uma massa incandescente que, após inúmeras tempestades, foi se resfriando e formando a crosta terrestre.

A água das tempestades se acumulava em depressões, formando os oceanos. E, além das tempestades, intensas atividades vulcânicas e chuvas de meteoritos liberaram gases na atmosfera.

Essa teoria, embora aceita para explicar a origem do planeta, não é o bastante para explicar a origem da vida na Terra.

Estudos que tentam explicar essa origem necessitam de um campo interdisciplinar que envolva, além da Biologia, conceitos químicos, físicos e até geológicos. Ao longo da História, diferentes pesquisadores propuseram hipóteses para o assunto.

Abiogênese

Os primeiros estudos a respeito da origem da vida surgiram na Era Clássica, com Aristóteles. Ao examinar larvas que surgiam em alimentos expostos ao ar livre, ou girinos e pequenos animais de vida aquática que surgiam em águas paradas, propôs que a vida surgia espontaneamente a partir da matéria presente no ambiente.

Todos os indivíduos, dessa forma, eram dotados de um “princípio vital” - ou “princípio ativo” - presente no ambiente e essencial para a sua formação. Essa teoria é conhecida como "Geração Espontânea", ou abiogênese.

A hipótese da abiogênese foi refutada por diversos pesquisadores, principalmente por Redi e Pasteur, que realizaram diversos experimentos que comprovaram que a vida não surge espontaneamente.

Um dos experimentos consistia em colocar um pedaço de carne em um vidro vedado e outro pedaço de carne em um vidro aberto. Ficou comprovado que apenas no vidro aberto surgiram as larvas. Posteriormente, observou-se que moscas pousavam sobre a carne no vidro aberto e depositavam seus ovos, de onde surgiam as larvas.

Dessa forma, além de se comprovar que a vida não surge espontaneamente, notou-se que ela sempre descende de uma vida anterior.

Essa nova hipótese, conhecida como Biogênese, foi mais aceita. É, inclusive, aceita até nos dias de hoje e auxilia a compreender alguns fatores e conceitos evolutivos. Porém, essa teoria ainda não explica como surgiu a primeira vida no planeta.

Hipótese da Panspermia

Essa hipótese, muito defendida pelo químico Arrhenius, supõe que a vida no planeta seja procedente do espaço.

A hipótese defende que os meteoritos que se colidiram com a crosta terrestre carregavam consigo micro-organismos que colonizaram o planeta. A teoria se apoia na existência de seres procariotos, como arqueas. Este tipo de organismo vive em locais de temperatura extrema e realiza quimiossíntese, metabolizando compostos inorgânicos para sobreviver.

Outra informação que corrobora com essa teoria é a quantidade de aminoácidos encontrados em rochas provenientes de meteoros que caíram no planeta, o que comprova a existência de matéria orgânica no universo.

Hipótese de Oparin

No século XX, o bioquímico Aleksandr Oparin sugeriu outra teoria para a origem da vida. Segundo ele, a vida teria surgido dentro do próprio planeta Terra, através das condições climáticas e atmosféricas da crosta terrestre.

Há bilhões de anos, o Planeta Terra possuía:

altas temperaturas;

elevada quantidade de radiação ultravioleta;

intensas tempestades;

composição atmosférica a base de vapor de água, amônia, metano e gás hidrogênio.

A energia resultante da radiação, temperatura elevada e da incidência de raios fez com que os constituintes atmosféricos reagissem entre si, gerando os primeiros aminoácidos. Estes aminoácidos foram levados pela água da chuva, se alojaram em oceanos e lagos e, quando em contato com as rochas quentes da crosta, formaram as primeiras proteínas.

As proteínas, por sua vez, começaram a interagir, nutridas pelos compostos orgânicos presentes nos oceanos e lagos. Formaram, assim, pequenos blocos chamados de coacervados.

Em algum momento da História Primitiva, surgiu o material genético e diversas reações químicas começaram a ocorrer no interior desses blocos protéicos, sendo mediadas pelos ácidos nucléicos.

Assim teria se originado o primeiro ser vivo, um organismo completamente primitivo e que utilizava os próprios compostos orgânicos presentes no oceano para sua nutrição.

A hipótese foi confirmada com experimentos realizados por vários pesquisadores em épocas posteriores. Simulando a atmosfera e a crosta terrestre primitiva, propostas por Oparin, comprovaram a formação de aminoácidos e outros compostos orgânicos nesse meio de condições extremas. Esta é a teoria mais aceita atualmente.

Características do primeiro ser vivo

Tendo como mais aceita a Hipótese de Oparin, os estudos que se seguiram pretendiam identificar as características desse organismo primitivo.

Já era possível deduzir que se tratava de um ser unicelular e procarioto (de composição celular mais simples


rithelly1306: obrigado
Perguntas similares