Uma mulher com 65 anos de idade, viúva, aposentada, é levada de casa pelo Serviço de Atendimento Móvelde Urgência (Samu) para o hospital. A filha, que a acompanha, informa que a mãe, com anemia falciformee com histórico anterior de acidente vascular encefálico, desmaiou em casa. Entre outras intervenções, omédico indicou hemotransfusão nas primeiras seis horas. No rótulo da bolsa de papa de hemácias enviadapelo banco de sangue, o enfermeiro nota um sinal de "X" em vermelho, que representa um código paradescarte de material contaminado.Diante do caso descrito, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Cite duas intervenções para minimizar riscos associados à segurança da paciente. b) Cite e explique a implicação ético-legal relacionada ao exercício profissional do enfermeiro, caso ele• realize a hemotransfusão mesmo consciente dos riscos à segurança da paciente;• desconheça os riscos à segurança da paciente e inicie a hemotransfusão;• infunda parte da papa de hemácias contida na bolsa por desatenção.
#ENADE
Respostas
respondido por:
10
a)
As duas intervenções para minimizar os riscos associados à segurança da paciente poderão ser:
- adoção da prática clínica que baseia-se na evidência para a infusão de hemoterápico, seguida pelo descarte do hemoterápico contaminado;
- abertura de um protocolo de notificação de gerenciamento de risco.
b)
A implicação ético-legal relacionada à realização de hemotransfusão mesmo consciente dos riscos à segurança da paciente trata-se da imprudência.
A implicação ético-legal relacionada à realização de hemotransfusão mesmo desconhecendo os riscos à segurança da paciente chama-se de imperícia, e mostra a falta ou deficiência dos conhecimentos técnicos e despreparo.
A implicação ético-legal relacionada a realização da infundação de parte da papa de hemácias contida na bolsa por desatenção trata-se da negligência.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás