A enfermeira responsável por uma Unidade de Saúdeda Família recebe os resultados dos exames de rotinado pré-natal de uma mulher primigesta, referentes aoprimeiro trimestre de gestação. Entre os resultados,destacam-se: tipagem sanguínea = O; fator Rh = (-);toxoplasmose = IgG (+) e IgM (-); hemoglobina = 12 g/dL;urina 1 com células epiteliais em excesso; VDRL nãoreagente.Considerando a atenção qualificada e humanizadano pré-natal, proposta pelo Ministério da Saúde,avalie as afirmações a seguir, relativas às condutas daenfermeira, após análise desses resultados.I. Deve ser solicitado o exame de Coombsindireto pela enfermeira.II. A enfermeira deve indicar à paciente terapiamedicamentosa com sulfato ferroso em dosesuplementar.III. A enfermeira deve solicitar, no próximotrimestre, sorologia para sífilis e repetição dassorologias de IgG e IgM para toxoplasmose.IV. A paciente deve ser encaminhada àconsulta médica para iniciar tratamento datoxoplasmose e da infecção do trato urinário.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e IV.D I, III e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
12
Alternativa A.
É correto o que se afirma nas asserções I e II.
O exame indireto de Coombs deve ser solicitado para avaliar os anticorpos presentes no plasma do sangue, enquanto o sulfato ferroso em dose suplementar será indicado como inibidor da anemia que ocorre por causa da baixa absorção de ferro durante a gravidez.
Os exames de sífilis, IgG e IgM, bem como o tratamento para a toxoplasmose ou infecção do trato urinário não se aplicam no caso apresentado.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás