A videolaparoscopia é uma inovação tecnológica que trouxe novos desafios à saúde, incluindo-se oreprocessamento adequado de seus instrumentais e acessórios. Os instrumentais laparoscópicos são artigoscomplexos, compostos por múltiplas peças difíceis de serem remontadas. A remontagem inadequada podegerar danos às peças e o não funcionamento dos instrumentos. Por isso, os hospitais brasileiros costumamrealizar a autoclavagem dos instrumentais montados.Um estudo experimental foi realizado com o objetivo de avaliar a eficácia do processo de esterilização avapor de instrumentais laparoscópicos montados, em relação aos desmontados. Um dos instrumentaisanalisados foi a pinça laparoscópica de dissecção, composta por quatro peças: empunhadura, hasteinterna, lúmen e rosca azul. Foi submetido ao experimento um total de 24 pinças, 12 para cada grupotestado. Os instrumentais foram embalados, individualmente, em papel grau cirúrgico e submetidos àesterilização a vapor em autoclave, em ciclo específico para instrumentais cirúrgicos, e à temperatura de134 °C por 4 minutos. A tabela a seguir apresenta os resultados do experimento.A partir dessas informações, é correto afirmar queA deve-se ter certeza de que as pinças estejam úmidas ao final da autoclavagem, para a garantia da qualidadedo processo de esterilização.B o tempo de esterilização dos instrumentais seria superior a 4 minutos caso a temperatura programada naautoclave fosse maior que 134 °C.C a autoclavagem deve ser realizada com as pinças de dissecção laparoscópica desmontadas, para que nãohaja prejuízo ao resultado do processo de esterilização.D podem ser utilizadas, em cirurgias laparoscópicas, pinças de dissecção submetidas à autoclavagempreviamente montadas, sem que haja risco de contaminação do paciente.E foram recuperados, após o processo de autoclavagem, microrganismos em três peças de uma mesmapinça desmontada, ao passo que, nas pinças montadas não foram recuperados microrganismos.
#ENADE
Respostas
A afirmativa correta é a (A), que define que a autoclavagem deve ser realizada com as pinças de dissecção laparoscópica desmontadas, para que não haja prejuízo ao resultado do processo de esterilização.
A questão apresenta dados de um experimento ocorrido com 24 pinças usadas durante um procedimento de videolaparoscopia, em que ocorreu a divisão em dois grupos de 12 pinças, onde em um grupo as pinças sofreram esterilização montadas.
O resultado apresentado pode ser explicado pelo método de esterilização usado foi o método físico do calor úmido, em que o agente esterilizante consiste no vapor que tem atuação por contato, visto, que as pinças que foram montadas não apresentaram contato.
Bons estudos!
Resposta: A
Explicação: as pinças devem estar úmidas.