Veículos lipídicos nanoestruturados (VLN)são nanoestruturas de liberação controladade fármacos, geralmente reconhecidos comoseguros (generally recognized as safe – GRAS).Juntamente com a formulação e as propriedadesde superfície, o tamanho das partículas exercegrande influência na biodisponibilidade do fármacocarreado. Nesse contexto, foi avaliada a influênciado tamanho dos VLN na biodisponibilidade dacumarina-6 em ratos sprague dawley machos.O resultado é apresentado na figura a seguir.Os dados do gráfico permitem inferir queA o tamanho das VLN não influenciou na absorçãoda cumarina-6.B a cumarina-6 sofreu eliminação total após 12 horasde administração, não havendo influência dotamanho das VLN.C o tamanho das VLN não influenciou no Tmáx,pois todas as formulações alcançaram Cmáx nomesmo momento.D o tamanho das VLN influenciou na absorção dacumarina-6, tendo as partículas de menor tamanho(100 nm) apresentado Cmáx mais elevada.E após uma hora da administração, a concentraçãoda cumarina-6 foi maior no plasma quandoutilizada a VLN de 300 nm, em comparação comas VLN de 100 e 200 nm
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
8
A afirmativa (D) apresenta corretamente o que o gráfico deseja inferir: o tamanho das VLN influenciou na absorção da cumarina-6, tendo as partículas de menor tamanho(100 nm) apresentado Cmáx mais elevada.
É preciso considerar que o tamanho das VLN exerce influência na absorção da cumarina-6, em que as partículas de menor tamanho (100 nm) apresentado Cmáx mais elevada, com valores entre 3,0 e 3,5 ng/ml.
Já os valores das VNL de 200 nm ficam em torno de 2,5 ng/ml e as VNL de 300 nm entre 1,5 e 2,0 ng/ml. Assim como uma importante diferença da área sob a curva (AUC) entre os três nanocarreadores testados. Em que maior AUC para as VLN de 100 nm.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás