• Matéria: ENEM
  • Autor: fatimalima3196
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma mulher com 32 anos de idade, diagnosticada com hipotireoidismo, está em tratamento comlevotiroxina sódica de 88 mcg, um comprimido/dia. O uso desse fármaco está sujeito à interferênciade diversos fatores em sua biodisponibilidade e forma livre sanguínea. Por solicitação médica, realiza omonitoramento trimestral dos níveis hormonais, conforme demonstra quadro a seguir.Considerando a situação clínica da paciente e os exames laboratoriais apresentados, verifica-se que aalteração dos níveis hormonais pode ter resultado doA uso de corticosteroides, que pode ter bloqueado a conversão periférica de levotiroxina T4 para T3 einibido, a nível hipotalâmico, a liberação de TSH.B consumo de alimentos ricos em fibras solúveis, os quais melhoraram a biodisponibilidade da levotiroxinasódica, promovendo redução da secreção de TSH.C uso de suplementos alimentares à base de ferro, os quais aumentam a absorção da levotiroxina sódica,reduzindo a fração ligada à proteína plasmática do hormônio T4.D uso de contraceptivos orais à base de estrogênio, que pode ter aumentado a produção da globulinaligadora de tiroxina (TBG), reduzindo a fração livre do hormônio T4.E uso de drogas indutoras enzimáticas, como rifampicina, carbamazepina, fenitoína e barbitúricos, quepodem ter acelerado a conversão periférica de levotiroxina T4 para T3, aumentando a estimulação dasecreção hipofisária de TSH.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
2

A alternativa correta é a (D), visto que o resultado no uso de contraceptivos orais à base de estrogênio, que pode ter aumentado a  produção da globulina ligadora de tiroxina (TBG), reduzindo a fração livre do  hormônio T4.

A utilização de contraceptivos resulta no aumento da concentração de globulina relacionada à tiroide sérica de uma maneira que apresenta dependência da dose. Em consequência, pode ocorrer uma redução na tiroxina livre ou não ligada disponível para a atividade hormonal.

Em pacientes tratados com tiroxina, a tirotropina sérica precisa ser medida em cerca de 12 semanas depois do início da terapêutica com estrogênios, com alteração ou com descontinuação.

Bons estudos!

Perguntas similares