Uma mulher com 28 anos de idade, casada,primigesta, com 12 semanas de gestação é atendidaem Unidade Básica de Saúde referenciada para oacompanhamento do seu pré-natal de baixo risco.Durante a anamnese, em sua primeira consulta,mostra-se muito angustiada e insatisfeita com agravidez, que, segundo ela, não foi planejada.Considerando a situação da gestante, avalie quaisdos seguintes procedimentos devem ser realizadospara que ocorra uma consulta satisfatória.I. Cadastrar a gestante no SisPreNatale fornecer o Cartão da Gestante devidamentepreenchido.II. Realizar escuta qualificada e atendimentohumanizado, para viabilizar o estabelecimento dovínculo médico-paciente e encaminhar a pacientepara a equipe de atenção básica, priorizando-seo seu acompanhamento psicológico.III. Pesquisar, durante a anamnese, os aspectossocioepidemiológicos, os antecedentesfamiliares, os antecedentes pessoais gerais,ginecológicos e obstétricos, além da situaçãoda gravidez atual.IV. Marcar a próxima consulta de pré-natal dagestante para a semana seguinte à consultaatual.V. Adiar para a próxima consulta o exameginecológico/obstétrico, dada a insatisfaçãoda paciente com a gestação.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e V.C I, III e IV.D II, IV e V.E III, IV e V.
#ENADE
Respostas
Alternativa A.
Está correto o que diz as assertivas I, II e III.
A afirmativa IV está incorreta. As consultas do pré-natal devem ser realizadas com determinada periodicidade a depender do tempo de gestação: comumente, até o sétimo mês a visita ao médico ocorre mensalmente. Ou seja, com 12 semanas a gestação ainda tem em torno de 3 meses e aproxima visita deverá ser agendada conforme o indicado.
A afirmativa V está incorreta. É importante a realização dos exames desde o momento em que se sabe da gravidez, visando evitar qualquer problema e oferecer segurança ao feto.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
d. Tranquilizar Samela, explicar que é comum a recorrência de ITU durante a gestação e solicitar PU (parcial de urina), cultura com antibiograma e iniciar Cefalexina.
Explicação:
A recorrência de ITU é bastante comum durante a gestação e a antibioticoterapia não deve ser postergada até os resultados dos exames. O aumento da ingesta hídrica apesar de ser uma orientação adequada, não pode ser conduta única. Ciprofloxacino não está indicado em gestantes.