• Matéria: ENEM
  • Autor: laurasantos9729
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao analisar o esfregaço sanguíneo de um cão, omédico veterinário observou, pelo microscópicode luz, a imagem a seguir, que lhe possibilitou odiagnóstico de infecção por hematozoário.Considerando a imagem e os aspectosepidemiológicos e clínicos da hemoparasitosedetectada nesse animal, avalie as afirmações aseguir.I. A hemólise observada nessa enfermidadeocasiona icterícia devido a elevação dos níveisde bilirrubina.II. A transmissão do agente etiológico parao cão ocorre comumente pela picada deRhipicephalus sanguineus.III. A imagem evidencia a presença de Ehrlichiacanis, que se mostra como um agrupamentointracitoplasmático denominado mórula,situado, conforme indicado pela seta, nointerior de um monócito.IV. Na fase aguda da doença, o agenteetiológico se multiplica no interior dascélulas mononucleares circulantes e dofígado, do baço e dos linfonodos, o queinduz a linfoadenomegalia e a hiperplasialinforreticular.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C III e IV.D I, II e III.E II, III e IV.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
1

Considerando a imagem e os aspectos epidemiológicos e clínicos da hemoparasitose detectada nesse animal, é correto o que se afirmar em:

e) II,III e IV.

O Rhipicephalus sanguineus, trata-se do carrapato, parasita que  tem como hospedeiros preferidos os cães e também pode parasitar o homem e outros animais domésticos e silvestres.

No Brasil, o Rhipicephalus sanguineus é conhecido como carrapato-vermelho-do-cão, que ao sair do hospedeiro procura lugares altos, perto do ambiente onde os hospedeiros ficam e dormem.

Os carrapatos acometem geralmente cães, gatos e macacos.

Perguntas similares