A imagem a seguir ilustra uma dermatopatia em gato doméstico.A transmissão dessa doença entre animais e na forma zoonótica geralmente ocorre por meio de arranhaduras,mordeduras ou contato com as secreções de lesões de gatos doentes. As manifestações clínicas nos gatosenfermos são variadas. As lesões na pele, que costumam evoluir rapidamente, e espirros frequentes são ossinais mais comuns e auxiliam na identificação do problema. O tratamento é prolongado e exige cuidadosespeciais pelo tutor para que este não contraia a doença.A análise da figura e das informações do texto apontam para o diagnóstico deA micoplasmose, causada pela bactéria Mycoplasma haemofelis, parasita eritrocitário e epicelular,transmitido por carrapato, fômites contaminados por sangue ou transfusões sanguíneas; trata-sede enfermidade comum em gatos e mais rara em cães, com relatos em humanos imunocomprometidos;a infecção tem efeito sistêmico, causando anemia severa, icterícia e sangramento espontâneo emextremidades.B esporotricose, micose zoonótica provocada pelo fungo Sporothrix schenckii, que causa manifestaçõesclínicas como lesões ulceradas, principalmente na face, limitada à pele e ao tecido subcutâneo, raramentecom disseminação para outros órgãos; muitos tutores são infectados pelos animais.C malasseziose, causada pela levedura Mallassezia pachydermatis, que compõe a microbiota da pele deanimais domésticos e selvagens, causando manifestações clínicas como dermatoses pruriginosas e otiteexterna; frequentemente observam-se crostas, eritema, alopecia e rarefação pilosa.D criptococose, infecção fúngica sistêmica e cosmopolita causada por Cryptococcus neoformans, que podeser transmitida para o gato, para o cão e até para humanos, com compromentimento do trato respiratório,especialmente cavidade nasal, do sistema nervoso central, dos olhos e da pele.E toxoplasmose, zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita que pode causar diversassíndromes clínicas, como encefalite, retinocoroidite, infecção congênita e mortalidade neonatal.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
4
A análise da figura e das informações do texto apontam para o diagnóstico de: Alternativa B) Esporotricose
A esporotricose, micose zoonótica provocada pelo fungo Sporothrix schenckii, que causa manifestações clínicas como lesões ulceradas, principalmente na face, limitada à pele e ao tecido subcutâneo, raramente com disseminação para outros órgãos; muitos tutores são infectados pelos animais.
As lesões típicas consistem em inflamação papular ou nodular em 3-5 semanas após a inoculação. As lesões passam pelas fases alopéica, crostosa e ulcerada e drenam líquidos serossanguíneos, marrom-avermelhados. Eles são mais frequentes na parte de trás da cabeça e do tronco, embora as extremidades também possam ser afetadas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás