• Matéria: ENEM
  • Autor: rosanaduelis32731
  • Perguntado 7 anos atrás

A osseointegração pode ser definida como uma conexão direta, estrutural e funcional entre um implantee o tecido ósseo, sem a ocorrência de crescimento de tecido fibroso na interface osso implante, e coma possibilidade de submeter a prótese sobre implante à carga funcional. A criação e manutenção daosseointegração dependem do entendimento correto das respostas teciduais no que se refere à remodelaçãoóssea. A obtenção da osseointegração é fundamentada no princípio de estabilidade do implante no momentoda sua instalação, e a sua manutenção, ao longo do tempo, está diretamente vinculada ao planejamentocirúrgico-protético criterioso e ao controle periódico da oclusão.Considerando as informações apresentadas e os fundamentos da osseointegração, avalie as afirmaçõesa seguir.I. Com relação à biocompatibilidade, o titânio é o material de escolha para a confecção de implantes,por ser um metal que, apesar de inerte, forma uma camada de óxido de titânio (TiO2).II. A estabilidade inicial adequada do implante é fundamental para a osseointegração e formação detecido de cicatrização na interface osso implante.III. O tipo de superfície pode aprimorar a qualidade da interface e diminuir o período não funcional doimplante, promovendo maior adesão celular e deposição de matriz orgânica por osteoblastos.IV. O tecido ósseo, leito receptor do implante, é um tecido conjuntivo dividido em duas formasmacroarquiteturais: trabecular e cortical, divisão que possibilita a classificação clínica de qualidadeóssea segundo sua densidade.V. A fresagem precisa e a irrigação abundante, técnica cirúrgica com mínimo trauma, são cuidadosoperatórios importantes na instalação de implantes, pois a temperatura ideal para o tecido ósseo éacima de 47 °C.É correto apenas o que se afirma emA I, II e IV.B I, III e IV.C I, III e V.D II, III e V.E II, IV e V.

#ENADE

Respostas

respondido por: Danas
17

A alternativa B) apresenta as afirmativas com os os fundamentos da osseointegração.

A estabilidade do implante é importante para o paciente, porém, não irá se formar um tecido de cicatrização, já que o implante está ocupando o lugar da ferida cirúrgica.

A temperatura ideal para o tecido ósseo é a temperatura normal do corpo humano, entre 36 e 38 graus célsius, acima disso é um indicativo de processo inflamatório, provavelmente por infecção.

As temperaturas baixas são toleráveis, mas encurtam as fibras colágenas.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares