Paciente de 43 anos de idade, do sexo masculino, relatou, em atendimento odontológico, sangramento nagengiva e quebra de uma restauração na região superior direita. Relatou ser diabético controlado. Ao examefísico, verificam-se fratura coronária no dente 14, sobrecontorno na restauração do dente 24, sangramentogeneralizado à sondagem, bolsas periodontais no dente 36 com 9 mm de profundidade e envolvimento defurca e, no dente 32, com 8 mm de profundidade de sondagem na distal e vitalidade pulpar positiva.Considerando-se o quadro clínico e a imagem da radiografia panorâmica acima, a conduta inicial adequada éA raspagem e alisamento radicular; correção das irregularidades das restaurações, para controle de focoinfeccioso.B retratamento endodôntico do dente 14, para controle de foco infeccioso associado ao alto risco dedisseminação sistêmica.C adoção de protocolo de uso de antibiótico 24 horas antes da intervenção, dada a condição de pacientediabético.D tratamento endodôntico do dente 32, devido ao alto grau de falsos positivos em testes de vitalidadepulpar.E exodontia do dente 36, por se tratar de lesão endoperiodontal em paciente diabético.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
A alternativa A) apresenta a conduta inicial adequada.
O dentista envolvido deve realizar a raspagem e alisamento radicular, em seguida corrigir a irregularidades das restaurações que o paciente apresente (as partes mais radiopacas da imagem).
O controle infeccioso irá ser contornado com a remoção manual dos processos infecciosos maiores de forma manual, e o restante será removido por escovação.
Caso a infecção se torne mais grave, o uso de antibióticos pode ser necessário.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás