As políticas de ajuste neoliberal foramimplementadas, no Brasil, a partir da entradados anos 1990 e implicaram o acirramento dasdesigualdades sociais, a desregulamentação dosdireitos sociais e trabalhistas e o agravamento daquestão social. Para garantir a instabilidade políticados países periféricos, uma das estratégias utilizadasfoi a recomendação de desenvolvimento de políticassociais focalizadas.No que se refere ao desenvolvimento de políticassociais focalizadas na perspectiva neoliberal,avalie as afirmações a seguir.I. As políticas sociais focalizadas sãoconsideradas as mais eficientes e adequadaspara a concepção da política econômicaneoliberal por terem como alvo as famílias eos indivíduos mais pobres.II. A focalização de políticas sociais é uma formaideológica pela qual o sistema capitalista vemdesenvolvendo estratégias importantes nabusca da universalização de direitos sociais nocampo da previdência social.III. A focalização de políticas sociais divide ostrabalhadores em diferentes categorias(miseráveis, pobres) e estimula a disputa noâmbito interno da classe trabalhadora paraa entrada nos programas de transferência derenda.IV. As políticas sociais focalizadas transformamo cidadão portador de direitos em cidadãoscarentes, pobres e tutelados, por meio datransferência direta de renda cujos critérios deelegibilidade de seus beneficiários baseiam-sena carência.É correto apenas o que se afirma emA I e IV.B II e III.C II e IV.D I, II e III.E I, III e IV.
#ENADE
Respostas
O pensamento hegemônico no serviço social parte de um princípio pautado no modelo marxisita de sociedade, estendendo fortes críticas ao modelo liberal. Veja:
I. As políticas sociais focalizadas são consideradas as mais eficientes e adequadas para a concepção da política econômica neoliberal por terem como alvo as famílias e os indivíduos mais pobres.
Correto. De acordo com os teóricos do serviço social, os mais pobres são o alvo das políticas sociais neoliberais, porque acabam sendo contidos em suas demandas.
II. A focalização de políticas sociais é uma forma ideológica pela qual o sistema capitalista vem desenvolvendo estratégias importantes na busca da universalização de direitos sociais no campo da previdência social.
Falso. De acordo com o pensamento dominante no campo do serviço social, o capitalismo não busca universalizar direitos sociais, mas podá-los.
III. A focalização de políticas sociais divide os trabalhadores em diferentes categorias (miseráveis, pobres) e estimula a disputa no âmbito interno da classe trabalhadora para a entrada nos programas de transferência derenda.
Correto. Os pensadores do serviço social entendem que os trabalhadores são separados pelo capitalismo, e estimulados por este modelo econômico a disputarem entre si por direitos.
IV. As políticas sociais focalizadas transformam o cidadão portador de direitos em cidadãos carentes, pobres e tutelados, por meio da transferência direta de renda cujos critérios de elegibilidade de seus beneficiários baseiam-se na carência.
Correto. O Estado capitalista é visto, pelo serviço social, como vilão que deve ser destruído. Apenas com a transformação dos ideias sociais é que será possível retirar os cidadãos carentes destes status.
Diante do que pudemos observar aqui, é correto o que se afirma em:
E. I, III e IV.