Nas teses de Weber, é destacada a teoria dos modelos de ação, em que ele estuda uma compreensão dos sentidos das ações sociais pelos agentes que a praticam. Esses modelos de ação são construídos nas relações sociais mediante as heranças das gerações passadas, das condições presentes e do sentido futuro. Os modelos foram classificados em quatro características ideais: racional lógico a fins ou finalidades; lógico em relação a valores; tradicional e emocional. Sobre os modelos de ação, assinale a alternativa correta.
I. Para Weber, a civilização ocidental tem sua organização fundada na racionalidade lógica. Essa racionalidade está sustentada na busca de atender a interesses, utilizando uma ação fundada na razão objetiva.
II. O modelo lógico, em relação a valores, está associado ao valor associado no comportamento que se pratica. Esses valores podem ser apenas fantasiosos, não se comprovam em sua maioria, mas podem ter uma expressão de verdade diante de determinadas condições.
III. O modelo emocional é aquele no qual o comportamento é movido por um sentimento, seja ele de afetividade ou de rejeição, de sedução ou ódio. Mas, a vingança não pode ser levada em consideração como um modelo determinante da ação social.
IV. A tradição é um modelo de repetição associado a um valor de mudança. Muitas vezes, o comportamento se altera, mas o valor associado a ele permanece.
Respostas
Resposta:
As afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas III e IV estão incorretas
Explicação passo-a-passo:
Página 78, Título 'Racional com relações a fins', primeira linha do primeiro parágrafo e na página 79 terceiro parágrafo correspondem ao que diz na primeira afirmativa
Página 80, Título 'Racional com relação a valores', início do primeiro paragrafo e início do terceiro correspondem com a segunda afirmativa
Página 82, Título 'Afetiva', segunda e terceira linha do primeiro parágrafo do texto não confirmam o que diz a terceira afirmativa, pois: "A vingança também pode ser considerada um modelo determinante da ação social"
Página 84, Título 'Tradição', início do primeiro e segundo parágrafo não condizem com o que está sendo dito na quarta afirmativa.
Referência:
VALENCIANO, T.; AGUIAR, G. A. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.