TExTo IA Política Nacional para a População em Situação de Rua (PSR), do Ministério da Saúde, define essegrupo populacional como heterogêneo, que possui em comum a pobreza extrema; os vínculos familiaresinterrompidos ou fragilizados; a ausência de moradia convencional regular; a utilização, temporáriaou permanente, de logradouros públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e sustento; e autilização das unidades de acolhimento para pernoite ou como moradia provisória.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua,Brasília 2012 (adaptado).TExTo IIUm homem de 39 anos de idade, em situação de rua, usuário de crack, apresentando vínculo socialfragilizado pela dependência química, foi atendido pela equipe de um consultório de rua. Devido a tossepersistente, indicou-se teste de Baar, o qual foi realizado na unidade de referência pela manhã (momentoem que conseguia ficar sóbrio). O resultado foi positivo e ele recebeu diagnóstico de tuberculose (TB).Seguindo-se o protocolo, foi realizado teste rápido para hepatites, HIV e sífilis, sendo HIV positivo no testee no contrateste. A equipe reuniu-se para discutir o caso, dada a sua prioridade.Considerando o exposto, elabore um plano de cuidados que contemple duas ações para o seguimento eo acompanhamento do caso, justificando cada uma delas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
O plano de cuidado direcionado ao tratamento da Imunodeficiência Humana deve englobar primeiramente, a definição do nível do agravo a ser tratado, e posteriormente, início da adesão aos regimes antirretrovirais, com o intuito de retardar o desenvolvimento da doença.
Para os cuidados direcionados à Sífilis, é imprescindível que o tratamento ocorra no paciente e nos seus parceiros sexuais, a base de penicilina benzatina, que pode ser aplicada nos postos de saúde mais próximos aos portadores da Infecção sexualmente transmissível.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás