• Matéria: ENEM
  • Autor: olgarosa3423
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma adolescente de 16 anos de idade e seu atual companheiro chegaram à unidade básica de saúdeacompanhados de uma agente comunitária de saúde, pois foi identificada, durante visita domiciliar,suspeita de gravidez sem acompanhamento de pré-natal. Na consulta, a enfermeira identificou que aadolescente teve múltiplos parceiros e que praticou atividade sexual sem uso de preservativos, sendoainda usuária de crack e maconha. Os principais achados dos exames físico e obstétrico foram: presençade manchas nas palmas das mãos, altura uterina de 28 cm, batimento cárdio-fetal (BCF) e movimentofetal (MF) presentes. Foram realizados os testes rápidos (sífilis, HIV, Hepatite C e Hepatite B) da gestantee do seu companheiro, sendo o resultado reagente para sífilis em ambos.Diante do caso apresentado e dos protocolos e diretrizes da Política Nacional de Saúde da Mulher, avalieas afirmações a seguir.I. O encaminhamento dessa gestante ao pré-natal de alto risco é indicado, visto que a adolescenteestá com mais de 26 semanas de gestação, apresentando sinais de sífilis terciária ou latente (1 anoou mais de evolução ou duração ignorada) e que o teste rápido de sífilis foi reagente.II. A oferta dos testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis para a gestante e o parceiro naprimeira consulta de pré-natal é protocolo independentemente do histórico de uso de drogas e damultiplicidade de parceiros.III. A mulher tratada em decorrência de sífilis durante a gestação ou no momento do parto deve seracompanhada com VDRL no pós-parto, em intervalos trimestrais. A negativação do teste indicaalta ambulatorial, o que geralmente acontece no primeiro ano.IV. A instituição de tratamento com penicilina é dispensada, pois a gestante não está no primeirotrimestre da gestação, período em que ocorre a transmissão vertical da sífilis.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C II e III.D I, III e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
12

É correto apenas o que se afirma em: C) II e III.

O tratamento para um indivíduo do sexo feminino acometida de sífilis durante a gestação ou no momento do parto deve ser acompanhada com VDRL no pós-parto, sempre em intervalos equivalentes a três meses.

Sabe-se que a negativação do teste de sífilis indica alta ambulatorial, o que geralmente acontece no primeiro ano de tratamento.

Os testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis para a gestante e o seu parceiro deve ser realizado na primeira consulta de pré-natal, sendo considerado  protocolo, independentemente do histórico de uso de drogas e da multiplicidade de parceiros.

Perguntas similares