O Brasil é um país que possui matriz energéticacom predominância de energias de fontesrenováveis, a exemplo da energia hidrelétrica, daeólica e da biomassa. No caso das hidrelétricas, osreservatórios, além de servirem para a geração deenergia, podem ser utilizados para acumulação ecaptação de água potável, como reservatório deágua para agricultura irrigada, para a produção debiomassa e, ainda, para atividades vinculadas aotransporte, à recreação e ao turismo. No entanto,os reservatórios em cascata, implantados nasgrandes bacias hidrográficas brasileiras, produzemimpactos ambientais crescentes e cumulativosque transformam as condições biogeofísicas,econômicas e sociais de toda a bacia hidrográfica.Nesse contexto, a respeito das modificações nomeio físico geradas pela construção sequencial dereservatórios em cascata nas bacias hidrográficas, écorreto afirmar queA a retenção física de sedimentos a jusante doreservatório acentua a capacidade de gerarfenômenos erosivos pelo fluxo de água amontante do reservatório.B os regimes de inundação e o tempo depermanência das áreas alagadas são dissociadosda regularização do fluxo e do nível de água dosrios sujeitos à implantação de reservatórios emcascata.C a retenção de potássio e a importação denitrogênio são alterações capazes de gerareutrofização relevante a jusante do reservatório,o que aumenta a concentração do material emsuspensão na água.D os regimes de reprodução de flora e fauna, nasáreas da bacia de acumulação, sofrem alteraçõesque se verificam inclusive no processo depiracema, fundamental para a reprodução daictiofauna.E os regimes de recarga dos aquíferos superficiaisem rochas passam a sofrer maior infiltração, oque modifica o fluxo entre laminar e turbulento.
#ENADE
Respostas
A alternativa D) é a correta.
As modificações ambientais geram mudanças na fauna e na flora e nas possibilidades de exploração ambiental no caso da instalação de hidrelétricas.
A criação de reservatórios em cascata nas bacias hidrográficas permitem que a água tenha energia cinética suficiente para mover as pás das hidrelétricas, mas também altera a reprodução de flora e fauna no ambiente, pois modificou a dinâmica e as relações ecológicas entre os seres vivos do local.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Os regimes de reprodução de flora e fauna, nas áreas da bacia de acumulação, sofrem alterações que se verificam inclusive no processo de piracema, fundamental para a reprodução da ictiofauna.
Explicação:
A a retenção física de sedimentos a jusante doreservatório acentua a capacidade de gerarfenômenos erosivos pelo fluxo de água amontante do reservatório.
B os regimes de inundação e o tempo depermanência das áreas alagadas são dissociadosda regularização do fluxo e do nível de água dosrios sujeitos à implantação de reservatórios emcascata.
C a retenção de potássio e a importação denitrogênio são alterações capazes de gerareutrofização relevante a jusante do reservatório,o que aumenta a concentração do material emsuspensão na água.
D os regimes de reprodução de flora e fauna, nasáreas da bacia de acumulação, sofrem alteraçõesque se verificam inclusive no processo depiracema, fundamental para a reprodução daictiofauna.
E os regimes de recarga dos aquíferos superficiaisem rochas passam a sofrer maior infiltração, oque modifica o fluxo entre laminar e turbulento.