Muitas espécies de insetos são benéficas ao serhumano, estando entre elas as que têm hábitode predar ou parasitar outros insetos, exercendoo controle biológico natural de seus hospedeiros.O controle biológico é a base dos programas deManejo Integrado de Pragas (MIP), que visamà adoção de diferentes táticas de controle parareduzir o impacto das pragas, minimizando o uso eos efeitos negativos dos inseticidas químicos.Considerando o texto apresentado, avalie asasserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. No controle biológico, predadores eparasitoides, considerados exemplosde inimigos naturais, são agentes demortalidade dependentes da densidadepopulacional do inseto-praga.PorQUEII. O aumento da densidade populacional deum inseto-praga implica maior quantidadede alimento aos inimigos naturais, cujaspopulações também aumentam, o queprovoca um decréscimo na densidade dapraga e na disponibilidade de alimento,acarretando na redução dos inimigosnaturais e permitindo que a população dapraga volte a crescer.A respeito dessas asserções, assinale a opçãocorreta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
I. No controle biológico, predadores e parasitoides, considerados exemplos de inimigos naturais, são agentes de mortalidade dependentes da densidade populacional do inseto-praga.
Correto. O uso de predadores e parasitoides no controle biológico de pragas é bastante eficiente, pois garante a redução da população das espécies que causam problemas, e, aos poucos, a redução das espécies predadoras, pela ausência de alimentos.
PorQUE
II. O aumento da densidade populacional de um inseto-praga implica maior quantidade de alimento aos inimigos naturais, cujas populações também aumentam, o que provoca um decréscimo na densidade da praga e na disponibilidade de alimento, acarretando na redução dos inimigos naturais e permitindo que a população da praga volte a crescer.
Correto. Como já afirmado, com o aumento na quantidade de predadores, ocorre a redução da quantidade de presas. Assim, aos poucos ocorre um processo de possível crescimento das pragas.
Resposta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.