Respostas
Ficou bastante prejudicada.
Logo de primeira mão, eles tiveram que lidar com doenças que os corpos deles não estavam preparados para suportar, o que gerou a morte de milhares deles.
Logo sem seguida, com os europeus sendo mais desenvolvidos (tendo espadas de metal e armas com pólvora), eles quiseram conquistar o território à qualquer custo. Essa decisão, gerou a morte de mais milhares ou até milhões de outros indígenas.
E no meio desse processo de descoberta e conquista do território americano, a igreja católica viu possíveis fiéis. Já os capitães militares, possíveis escravos. Tanto a ideia de os catequizar quanto as de escravizar, gerou ainda mais mortes. Já que os rebeldes, nas duas situações, eram mortos sem piedade.
Nos dias de hoje, muitos povos indígenas tem que batalhar muito para se provarem "dignos" de terem as terras dos seus antepassados para si ou até mesmo "seres humanos". (falo isso porque, das 7 constituições do Brasil, apenas na sétima o índio foi considerado "gente")
Então, resumidamente: Os povos indígenas que eram os donos das terras da América, hoje além de terem que provar isso, precisam batalhar pra ter de volta o espaço que foi tirado deles séculos atrás.