No final da década de 1960, surge o Tropicalismo no Brasil, com um Design racionalista que se aproxima da cultura popular, este que logo depois da sua explosão inicial, passou a ser um termo recorrente da indústria cultural e da mídia brasileira.
LINKE, P. P.; FURLAN, A. P.; OLIVEIRA, D. M. de; SANTOS, V. B. dos. História da Arte e do Design. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando os estudos acerca do Tropicalismo, analise as afirmativas a seguir, considerando V para verdadeiras e F para falsas.
I. O Tropicalismo acabou consagrado como ponto de clivagem ou ruptura em diversos níveis: comportamental, político-ideológico e estético.
II. Junto ao Tropicalismo, na década de 1960, os movimentos sociais e contra-culturais apoiavam a sociedade de consumo e tinham o design como uma cultura que contribuía para os padrões consumistas.
III. Apresentado como a face brasileira da contracultura, o Tropicalismo era apresentado como ponto de convergência das vanguardas artísticas mais radicais.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira, e realizaram ruptura política com a ditadura militar (razão pela qual o tropicalismo foi perseguido e seus maiores representantes exilados) e estético com a ideia "limpa" da Jovem Guarda, apoiada pela ditadura.
II é falsa, sendo estes movimentos críticos da cultura de massa e da cultura de consumo, que viam como aspectos deploráveis do capitalismo.
III é verdadeira, tendo reunido artistas de movimentos diferentes que viam na Tropicália uma espécie de representante máximo dos seus ideias.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás