Cabe reconhecer que, como campo de pesquisa, formulação e ação, a saúde da população negra se justifica: pela participação expressiva da população negra no conjunto da população brasileira; por sua presença majoritária entre usuários do Sistema Único de Saúde; por apresentarem os piores indicadores sociais e de saúde, verificáveis a partir da desagregação de dados segundo raça/cor; pela necessidade de consolidação do compromisso do sistema com a universalidade, integralidade e equidade, apesar deste último ter sido longamente negligenciado, especialmente do ponto de vista da justiça social; pela existência de obrigação amparada em instrumentos legais. WERNECK, J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 3, p. 535-549, 2016. Em 2009, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, em resposta às desigualdades em saúde que acometem essa população. Diante do exposto anteriormente sobre o propósito e o caráter dessa política, avalie as afirmações a seguir. I. Essa política tem um caráter transversal das ações de saúde de todo grupo de população negra. II. Seu propósito é garantir maior grau de equidade em relação à efetivação do direito humano à saúde. III. Seu propósito é garantir a promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis. É correto o que se afirma em: Alternativas
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
I, II e III
Explicação:
De acordo com a pagina 126 do livro
respondido por:
8
Todas estão corretas.
A implementação de políticas afirmativas na área da saúde, como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, tem visado o combate do preconceito e discriminação que esta população sofre, sobretudo nesta área.
Diante disso, buscam a efetivação dos direitos dos negros sobre estas questões, além de levantar questões a respeito da importância da conscientização sobre a diversidade, desde o processo educativo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás