A incidência posteroanterior (PA) é uma dasincidências básicas do tórax. No entanto, quando opaciente não é capaz de ficar em posição ortostática,realiza-se a incidência anteroposterior (AP), como paciente em posição semiereta ou em decúbitodorsal. Dessa forma, o tecnólogo em radiologiaprecisa identificar os critérios radiográficos paraavaliação da qualidade da imagem geradaConsiderando uma incidência AP de tórax, avalie asafirmações a seguir.I. Um possível derrame pleural poderáencobrir as tramas pulmonares, quandocomparado à uma radiografia na incidênciaPA em posição ortostática.II. O coração aparecerá com dimensõesmaiores, devido à ampliação causada peladistância foco-receptor (DFR) menor e umadistância objeto-receptor maior.III. A inspiração completa e profunda pode nãoser alcançada pelo paciente, o que resultaráem uma imagem com apenas seis a oitocostelas posteriores acima do diafragma, eos pulmões aparecerão mais densos.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa E) I, II e III estão corretas.
Um derrame pleural torna a imagem radioluzente, encobrindo qualquer possível trauma torácico, porém, o ultrassom pode ser usado para avaliar a presença de liquido e descobrir se há um derrame pleural de fato.
Se o ocorreu dano torácico com derrame pleural, o paciente não irá conseguir respirar profundamente e será possível auscultar estertores e som de água nos pulmões.
A toracocentese pode ser feita para drenar o liquido, porém, caso haja perfuração pulmonar, será necessário um tratamento cirúrgico.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás