O objeto de estudo da Psicologia Evolutiva é toda a vida das pessoas e os processos de mudanças psicológicas que nela ocorrem. BROTHERHOOD, Rachel de Maya; LEONEL, Waléria Henrique dos Santos. Psicologia da Educação. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2019. P. 26. Sobre a Psicologia Evolutiva analise as assertivas a seguir: I. Os posicionamentos filosóficos de John Lock e David Hume que são conhecidos como empirismo, antecedem os estudos das questões evolutivas do século XIX e XX. II. Kant considerava a existência de categorias inatas de pensamento. III. Rousseau foi quem sugeriu uma divisão da infância em estágios. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Resposta:
I, II e III
Explicação:
I- Correta. Páginas 26 e 27 do livro: "Os principais autores que se ocuparam especificamente das questões evolutivas sob uma perspectiva psicológica situam-se na segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, porém, as bases das grandes orientações teóricas da Psicologia Evolutiva se encontram em época bem anterior. No século XVII e XVIII, encontramos os britânicos John Lock e David Hume, cujos posicionamentos ilosóicos são conhecidos como empirismo."
II- Correta. Página 27 do livro: "De forma diferente, Jean Jacques Rousseau e Immanuel Kant (século XVIII) exemplificam o ponto de vista acerca da existência de determinadas categorias inatas no ser humano. Rousseau pensava sobre a bondade natural da criança; e Kant, a existência de categorias inatas de pensamento."
III- Correta. Página 27 do livro: "Rousseau também sugere uma divisão da
infância em estágios, cada um dos quais apresentando características próprias e exigindo tratamento educacional diferenciado."
Resposta:
Alternativa I II III
Explicação: