Nas últimas décadas, muitos países que tinham uma economia voltada basicamente para o setor primário têm recebido em seus territórios filiais ou subsidiárias de multinacionais, fato que vem modificando profundamente seus perfis econômicos e suas funções dentro da atual divisão internacional do trabalho (DIT)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos dobre a DIT e suas implicações, é correto afirmar:
(a) A implantação das multinacionais, nos países periféricos, gerou grandes lucros, porque o lucro era reinvestido no seu território, diversificando o processo produtivo.
(b) A nova DIT não alterou as desigualdades no processo, mas possibilitou o dinamismo da economia de todos os países do terceiro mundo, devido a interferência estatal.
(c) Os países de industrialização clássica, como o Brasil, o México e a Argentina, saíram mais fortalecidos que os outros países periféricos, porque os investimentos externos produtivos priorizavam esses mercados.
(d) os países centrais, na nova Divisão Internacional do Trabalho, fornecem produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico e os países periféricos, produtos de primeira e segunda geração industrial.
PLEASE gente, eu preciso de uma resposta agora!!!!!!!!!!!!
Respostas
A) A implantação das multinacionais, nos países periféricos, gerou grandes lucros, porque o lucro era reinvestido no seu território, diversificando o processo produtivo.
Sobre a atual divisão internacional do trabalho (DIT) e suas implicações, é correto o que se afirma na Alternativa B
A divisão internacional do trabalho é que os diferentes países do mundo se especializam na produção de certos bens e serviços, a fim de aproveitar suas vantagens comparativas.
Assim os países que antes eram somente produtores de matérias-primas passaram a fabricar bens industrializados, enquanto os países mais avançados se concentrariam no desenvolvimento de tecnologia avançada, serviços especializados e capitalizando seu capital por meio de investimentos nacionais e internacionais.
Os paises centrais fornecem produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico e os países periféricos, produtos de primeira e segunda geração industrial.