É fato que ter competência técnica para um determinado cargo ou função é extremamente relevante. No entanto, atualmente, apenas a competência técnica já não é mais suficiente. Nesse sentido, faz-se necessário que, no ambiente de trabalho, seja desenvolvido, por meio de um gestor ou não, as competências interpessoais.
COSTA, W. S. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: Unicesumar, 2017.
Tendo por base o enunciado supracitado, analise as asserções a seguir:
I. Diante da necessidade das organizações de atrair e reter talentos, os colaboradores que ocupam cargos de gestão tem precisado constantemente desenvolver habilidades interpessoais.
Porque
II. Os colaboradores que ocupam cargos de gestão, com habilidades interpessoais, tem garantido a permanência de pessoas com altos índices de desempenho por mais tempo nas organizações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I está correta, no que tange ao entendimento de que os colaboradores que apresentam cargos de gestão devem ser capazes de desenvolver habilidades interpessoais, por conta da grande exigência do mercado atual.
Por conta disso, as empresas tem buscado cada vez mais colaboradores que compreendem e são capazes de se adaptar a este novo modelo de mercado, ou seja, apresentam maior flexibilidade profissional.
Resposta:
A resposta correta está na Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Na página 74 do livro Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes nos diz que:
"Segundo Moscovici (2015) é inegável a importância da competência técnica de um profissional para o exercício de suas funções, porém, apenas competência técnica não basta e é necessário ao profissional, gestor ou não, desenvolver competências interpessoais para lidar com os outros profissionais, subordinados, pares ou superiores com os quais atua.
"Robbins (2010), baseado em pesquisa que aponta as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, analisa que 20% dos funcionários permanecem mais de dez anos nas empresas avaliadas positivamente quanto às práticas de liderança e relacionamento, enquanto que nas empresas com menor índice nos aspectos relacionais, a permanência é de 9%. É possível verificar, a partir desses aspectos, que os gestores com boas habilidades interpessoais proporcionam um ambiente de trabalho mais agradável, garantindo a permanência de pessoas mais qualificadas no quadro da empresa."