“As linhas de desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil dialogam com outras áreas do conhecimento, como [...] História, Antropologia, Sociologia e Educação Física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte: Curitiba: InterSaberes, 2019, p.78.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, associe corretamente as três vias do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil às suas respectivas características:
1. Estudos socioantropológicos do futebol
2. Movimento crítico da educação física
3. Estudos historiográficos do esporte
( ) A prática esportiva era vista como uma construção social da burguesia, carregada de ideologias.
( ) Iniciou-se em 1990, nos encontros nacionais da época que eram palco de discussões sobre o fenômeno esportivo, baseado em uma visão mais sociológica.
( ) Os estudos de uma determinada modalidade esportiva serviram como base para o aprofundamento das investigações da sociologia do esporte por meio das ciências sociais no Brasil.
Agora, assinale a sequência correta:
A 2-3-1
B 1-2-3
C 3-2-1
D 3-1-2
E 2-1-3
Respostas
Toda ciência passa por um processo de amadurecimento. O mesmo é verdadeiro para a Sociologia do Esporte no Brasil e no mundo.
No caso brasileiro temos três viéses interpretativos predominantes, que podem ser chamados de: (1) Estudos socioantropológicos do futebol; (2) movimento crítico da educação física; e (3) estudos historiográficos do esporte;
A associação mais adequada a se fazer é a seguinte:
(2) A prática esportiva era vista como uma construção social da burguesia, carregada de ideologias.
(3) Iniciou-se em 1990, nos encontros nacionais da época que eram palco de discussões sobre o fenômeno esportivo, baseado em uma visão mais sociológica.
(1) Os estudos de uma determinada modalidade esportiva serviram como base para o aprofundamento das investigações da sociologia do esporte por meio das ciências sociais no Brasil.
A superação da visão ortodoxa marxista, de que o esporte é uma mera interferência burguesa na classe trabalhadora, permitiu o desenvolvimento de teorias mais aprofundadas e desconectadas de um viés preconceituoso.
Resposta:
A
Explicação:
“[...] estudos socioantropológicos do futebol [...] a leitura sociológica do futebol brasileiro contribui para que emergisse, posteriormente, um campo mais estruturado de investigações em sociologia do esporte por meio das ciências sociais no Brasil”. (Livro base, p. 75). “[...] movimento crítico da educação física [...] com relação à apreensão do fenômeno esportivo, denunciou-se sua prática como construção social burguesa carregada de ideologias”. (Livro base, p. 76). “[...] os estudos historiográficos do esporte, impulsionados principalmente pelo esforço epistemológico do pesquisador Ademir Gebara a partir dos anos 1990, com a criação e divulgação dos Encontros Nacionais de História do Esporte, Lazer e Educação Física, marcaram o início das discussões do fenômeno esportivo com base em uma visão sociológica”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 77).