De acordo com a Organização Mundial da Saúde, vacinar é uma das formas mais efetivas e de menorcusto para reduzir a ocorrência de doenças infectocontagiosas. No entanto, Europa, Estados Unidos e,aos poucos, Brasil precisam lidar com a situação em que progenitores se recusam a vacinar seus filhos. Aescolha, aparentemente individual, afeta toda a população, uma vez que a lógica da cobertura vacinal éque a imunização impeça a propagação do vírus.O movimento antivacina ganhou força com um estudo publicado em 1998 na revista The Lancet. O estudose baseou na avaliação de 12 crianças portadoras de autismo, das quais oito manifestaram os primeirossintomas da doença duas semanas após tomarem a tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo erubéola. Conforme o autor do estudo, o sistema imunológico delas entrou em "pane" após os estímulos"excessivos" da vacina, resultando em uma inflamação do intestino que levaria toxinas ao cérebro. Osresultados foram amplamente divulgados pela mídia mundial.O artigo, no entanto, foi considerado fraudulento após uma série de investigações que levaram àdescoberta de que algumas das crianças voluntárias do estudo haviam sido indicadas por um escritóriode advocacia cujo intuito era entrar com ações contra a indústria farmacêutica. Em 2010, a The Lancetretirou o estudo de seu site.Considerando as informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Cite e explique um delineamento de estudo para a avaliação da eficácia e da segurança das vacinas.b) Descreva um delineamento de estudo para a avaliação da efetividade e da segurança das vacinas.c) Apresente duas estratégias que promovam o fortalecimento das campanhas de vacinação e atuem naredução da influência do movimento antivacina.
#ENADE
Respostas
respondido por:
6
A avaliação das vacinas deve considerar os aspectos sócio culturais de cada espaço assim como a economia do lugar em questão. Assim, o delineamento das vacinas poderá ser estudado e distribuído de forma adequada.
A efetividade acontecerá quando determinado vírus for contido e neste caso é necessário que se façam pesquisas amplas e contínuas nesses espaços.
Para finalizar, as políticas públicas por muitas vezes carecem de atividades e investimentos a longo prazo, fato que está também relacionado aos mandatos dos políticos, que pelo fato de cada eleição durar apenas 4 anos, os mesmos visam empreitadas que comportem apenas esse período, não pensando a longo prazo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás