A partição de comprimidos, uma divisão física queorigina duas ou mais frações do medicamento,é frequentemente realizada para ajustar a dose,facilitar a ingestão da forma farmacêutica oubaratear o custo do tratamento. Estudos mostramque a partição é executada especialmente no casode crianças e idosos, ou seja, populações maisvulneráveis às consequências clínicas negativasdo uso desses medicamentos. A preocupação defarmacêuticos e outros profissionais da saúde éque essa prática resulte em imprecisão na dosagemdas frações obtidas e instabilidade do fármaco.Em relação ao tema tratado no texto, avalie asafirmações a seguir.I. A partição de comprimidos só deve serrealizada naqueles que apresentam sulcofuncional, ou seja, cujas subdivisõesapresentam critérios de qualidadepreviamente estabelecidos.II. A partição de comprimidos de baixo índiceterapêutico deve ser evitada, pois o aumentoda friabilidade reduz a uniformidade deconteúdo entre as frações.III. A partição pode ser realizada em formasfarmacêuticas revestidas entericamente oude liberação prolongada.IV. Os sistemas matriciais, ou semelhantes,podem ser partidos, pois apresentam durezasuficiente que impede a perda de pó pósfracionamento.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e III.C II e IV.D III e IV.E I, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
4
A alternativa A) é a correta.
A partição de comprimidos só pode ser feita em comprimidos com sulcos funcionais, comprimidos sem sulcos não devem ser partidos.
A partição de comprimidos ou capsulas irá diminuir a biodisponibilidade do fármaco, já que o comprimido não é apenas o principio ativo, e sim o conjunto principio ativo + excipientes.
Os excipientes estabilizam e protegem o fármaco, é uma forma de melhorar a sua absorção.
As capsulas também não devem ser abertas, pois a proteção serve a capsula protege o fármaco da ação corrosiva do estomago.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás