Uma mulher de 63 anos de idade, com diagnóstico de Diabetes Mellitus (DM) Tipo 2,foi encaminhada para a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, com o objetivo de ser avaliada pelaequipe multidisciplinar. Na avaliação fisioterapêutica, a paciente relatou ser hipertensa, tabagistahá 15 anos (10 a 12 cigarros/dia) e fazer uso de hipoglicemiantes orais. No Teste de Caminhadade 6 minutos e no Teste de Preensão Palmar, a paciente foi classificada com baixa capacidade funcional.Foi identificado edema de MMII (++/++++). Na avaliação realizada por meio de monofilamentosde 10g, encontrou-se hipossensibilidade no quarto e no quinto pododáctilos do lado direito.Além disso, constatou-se equilíbrio funcional diminuído quando avaliado pela Escala de Berg e peloTeste de Apoio Unipodal.Considerando esse contexto, faça o que se pede a seguir.a) Indique três orientações para a prevenção de complicações decorrentes da DM. b) De acordo com o quadro clínico, apresente dois objetivos de tratamento e relacione cada um deles auma conduta fisioterapêutica.
#ENADE
Respostas
Como orientações gerais para um paciente diabético, devemos enfatizar o controle glicêmico, através do uso correto da medicação e da restrição dietética, fazendo todas as medidas necessárias e mantendo sua glicemia dentro dos padrões estipulados.
Também devemos encorajar o abandono do tabagismo, que é fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O tabagimso unido à diabetes constitui basicamente uma bomba relógio para o organismo, que pode desenvolver desde tromboses em pernas até infartos e avcs.
Deve-se orientar também em relação às atividades físicas, que devem possuir toda uma atenção especial, uma vez que ela possui uma baixa capacidade funcional, mas que pode ser melhorada ao longo do tempo, unindo as medidas medicamentosas, nutricionais e fisioterapeuticas.
Resposta:
Uma mulher de 63 anos de idade, com diagnóstico de Diabetes Mellitus (DM) Tipo 2, foi encaminhada para a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, com o objetivo de ser avaliada pela equipe multidisciplinar. Na avaliação fisioterapêutica, a paciente relatou ser hipertensa, tabagista há 15 anos (10 a 12 cigarros/dia) e fazer uso de hipoglicemiantes orais. No Teste de Caminhada de 6 minutos e no Teste de Preensão Palmar, a paciente foi classificada com baixa capacidade funcional. Foi identificado edema de MMII (++/++++). Na avaliação realizada por meio de monofilamentos de 10g, encontrou-se hipossensibilidade no quarto e no quinto pododáctilos do lado direito. Além disso, constatou-se equilíbrio funcional diminuído quando avaliado pela Escala de Berg e pelo Teste de Apoio Unipodal. Considerando esse contexto, faça o que se pede a seguir. Elabore um programa de prevenção para este tipo de paciente.