Como consequência do aumento da população detrabalhadores que utilizam a voz profissionalmente,pode ser esperada maior incidência de agravosà saúde relacionados à voz. Devido à ausência dedados epidemiológicos da magnitude desse agravonas bases de dados do Sistema Único de Saúde,foi elaborado o protocolo de Distúrbio de VozRelacionado ao Trabalho (DVRT), sendo o Centrode Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) oserviço responsável pelo gerenciamento das açõesda rede de cuidados.Considerando as informações apresentadas, avalieas asserções a seguir e a relação proposta entreelas.I. A notificação do DVRT é realizada porprofissionais do SUS, de serviços privados,de serviços de saúde das empresas e deserviços especializados em segurança emedicina do trabalho.PorQueII. Cabe a quaisquer profissionais da saúdereconhecer os fatores de risco que incluemcondições individuais e de trabalho, bemcomo identificar sinais e sintomas, comoardor na garganta, dor ou tensão cervical.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa A) apresenta a relação correta entre as asserções.
A notificação do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho é feita pelo próprios profissionais que estão sofrendo com esse problema.
As empresas também devem estar cientes desse distúrbio e definir formas de prevenir a ocorrência deles, é uma forma de manter a saúde do trabalhador.
Qualquer profissional da saúde deve ser capaz de reconhecer os sinais e sintomas, que envolve dores na garganta e tensão no pescoço, além desconforto ao falar.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás