Em uma das estrofes do poema, Paulo Leminski nos leva a refletir sobre uma das alterações presentes no Novo Acordo Ortográfico. Assinale a alternativa que indique essa alteração.
Escolha uma:
a. O alfabeto brasileiro não sofreu alterações, permanecendo com suas 26 letras, entretanto sua composição é facultativa, já que as letras K, W e Y não pertencem ao alfabeto latino.
b. O alfabeto agora possui 23 letras, desconsiderando as letras K, W e Y. Os nomes próprios e abreviaturas de origem estrangeira devem ser escritos em português, substituindo essas letras por suas correspondentes fonéticas.
c. O alfabeto possui 23 letras, como no princípio. Entretanto, as palavras de origem estrangeira permanecem escritas com essas letras, e devem ser escritas entre aspas.
d. O alfabeto era composto de 23 letras, agora o nosso alfabeto possui 26 letras, pois foram inclusas as letras K, W e Y que compõe os nomes próprios estrangeiros e seus derivados, as siglas e os símbolos químicos.
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
A alternativa correta é a letra D: O alfabeto era composto de 23 letras, agora o nosso alfabeto possui 26 letras, pois foram inclusas as letras K, W e Y que compõe os nomes próprios estrangeiros e seus derivados, as siglas e os símbolos químicos.
As letras K, W e Y foram inseridas no alfabeto da Língua Portuguesa devido ao Novo Acordo Ortográfico.
As letras deverão ser usados em nomes de pessoas que são derivados de língua estrangeira. Os denominados antropônimos.
Portanto em nomes como Kant, Wagner e Taylor deve-se obedecer à regra.
As letras K, W e Y também deverão ser usadas em nomes de lugares: Malawi.
E por fim, deve ser usado em abreviaturas de termos internacionais: K-potássio.
Bons estudos!
respondido por:
1
Resposta:
letra D
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás