Respostas
Resposta:
Aminoácidos, glicerol e ácidos graxos. Em uma segunda etapa, ocorre a glicólise. Após esse longo processo, há o terceiro e último estágio, conhecido por "Ciclo de Krebs" ou "Ciclo do Ácido Cítrico" e fosforilação oxidativa, onde mais de 90% de ATP é produzida. Esse último processo ocorre apenas em organismos aeróbicos e consiste na oxidação completa dos piruvatos, provenientes da glicólise, gerando ATP. Em anaerobiose (ausência de oxigênio), após a glicólise ocorre a transformação do piruvato em etanol ou lactato, processo denominado fermentação. Pasteur, em 1860 descobriu que micro-organismos eram responsáveis pela fermentação, dando início aos estudos relacionados a esses processos de produção de energia.
Explicação:
Pagina 135 a 156 do livro virtual.
Os substratos extraídos dos alimentos são: Aminoácidos, glicerol e ácidos graxos.
A Adenosina trifosfato, mais conhecida como ATP é uma molécula que tem como função fornecer energia para as células eucariontes.
A ATP permite energia porque faz ligações com outras células. Essa energia vem por meio da alimentação.
Para gerar energia é preciso que a ATP se una a aminoácidos, glicerol e ácidos graxos. Em seguida ocorre a a glicólise. A última etapa consiste no Ciclo Ácido Cítrico.
Abraços!