As leishmanioses são zoonoses que acometem o homem e diversas espécies de animais silvestres edomésticos. Entre as diferentes formas clínicas que ocorrem no homem, a Leishmaniose Visceral (LV) éa mais grave, podendo ser fatal quando não tratada. A LV é transmitida por meio da picada de insetosflebotomíneos, sendo a Lutzomyia longipalpis a principal espécie transmissora nas Américas. No ambientedoméstico, o cão é considerado o reservatório de maior importância epidemiológica para a transmissãoda LV ao homem, uma vez que a doença canina normalmente precede a doença humana.A figura a seguir mostra um cão com sinais clínicos de LV.A partir do texto e da imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.I. Os sinais clínicos mais frequentes em cães acometidos por LV são lesões cutâneas, perda de peso,onicogrifose, hepatomegalia e esplenomegalia.II. O tratamento de um cão sintomático resulta na melhora do seu estado geral e no desaparecimentodos sinais clínicos, além de impedir a transmissão para o vetor.III. A vacina contra a LV canina deve ativar principalmente a imunidade humoral, impedindo tanto ainfecção e o desenvolvimento de sinais clínicos quanto a transmissão do parasita ao vetor.IV. A proteção individual de cães inclui o uso de inseticidas tópicos, como permetrina e deltametrinaem soluções, spot-on, sprays ou coleiras, e resulta em diminuição do risco de transmissão doparasita.V. O diagnóstico da LV em cães pode ser feito por meio da observação direta de formas amastigotasdo parasita em esfregaços obtidos por citologia aspirativa bem como por métodos sorológicos —ambos mais específicos que o exame parasitológico.É correto apenas o que se afirma emA I e IV.B II e V.C III e IV.D III e V.E I, II e IV
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
4
A alternativa correta é a A) I e IV.
O diagnóstico da LV em cães é feito por um teste rápido (ELISA), confirmado por um histopatológico, a citologia pode revelar os parasitas apenas se eles estiverem em grandes quantidades.
A observação direta na clinica levanta a suspeita, pois a leishmaniose já é uma doença bastante conhecida e estudada no meio veterinário.
A vacina contra leishmaniose é muito ineficiente, por isso ela é pouco usada.
Não existe tratamento aprovado para leishmaniose, antigamente o tratamento era feita com anfotericina B, porém, foi proibido devido ao risco de desenvolvimento de resistência, o que poderia acarretar em problemas para os humanos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás