O festival folclórico de Parintins.
1.Suas origens?
2.Principais festas
3.Fale sobre o boi-bumbá.
4.Cite duas razões para a importância desse festival nos dias atuais.
Respostas
Resposta:
1- Esse festival cultural, que hoje é uma das maiores festas regionais do Brasil, começou oficialmente em 1965. ... O nome da festa vem do lugar onde ela acontece – a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus.
2- As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho indo até domingo, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil ...
3- Trata-se de uma arena com capacidade para 17 mil pessoas. É lá que os dois grupos centenários de boi-bumbá encenam o “Auto do Boi” (a história central do espetáculo) e também narram lendas locais, com alegorias, coreografias e cantos. — Cada boi se apresenta nas três noites, por duas horas e meia.
4- Porque ele uma figura religiosa máxima e o ritmos musical que comanda a festa, e eles são originados da Amazônia, então é como se fosse uma Festa Junina, mas com os ritmos da Amazônia.
Explicação:
Espero ter ajudado, BONS ESTUDOS❤
Resposta:
1: festival cultural, que hoje é uma das maiores festas regionais do Brasil, começou oficialmente em 1965. O nome da festa vem do lugar onde ela acontece.
2: boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino.
3: Com fantasias, músicas e alegorias, os bois encenam a lenda de Catirina, uma roceira que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, Negro Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que ameaça matar o coitado. Quem salva tudo é um pajé, que ressuscita o chifrudo e garante um final feliz.