Uma mulher de 78 anos de idade compareceu a um centro de especialidades odontológicas apresentandoum quadro de lesão na boca com cinco meses de evolução e que causava dor, principalmente, duranteuso de próteses total superior e parcial inferior. A paciente relatou o uso de psicotrópicos (citaloprame clonazepam), anti-hipertensivos (atenolol, indapamida e losartana), medicamentos para dislipidemias(ezetimiba e rosuvastatina), antiagregante plaquetário (AAS) e bisfosfonato por via oral (alendronato)por um período aproximado de dez anos para o tratamento de osteoporose. Negou qualquer tratamentoquimio ou radioterápico prévio ou o uso de corticoides. Informou, ainda, ter suspendido por 14 dias o usodos dispositivos protéticos sob orientação de seu cirurgião-dentista, sem que tenha observado resoluçãoou melhora das lesões. Ao exame físico, constatou-se exposição óssea em regiões posteriores de rebordomandibular, bilateralmente. As figuras 1 e 2, apresentadas a seguir, tratam, respectivamente, do aspectointraoral observado ao exame clínico e da imagem panorâmica obtida por radiografia, que revelou áreasosteolíticas irregulares em corpo mandibular.Considerando o caso descrito e as figuras apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I. A osteonecrose seria o resultado da predisposição genética relacionada às drogas, sem relaçãodireta com quadros inflamatórios por estresse mecânico, exodontias, irritações por prótesesou infecção.II. No nível tecidual, os bisfosfonatos inibem a reabsorção óssea, diminuindo o remodelamento ósseoe podendo alterar o grau de formação óssea.III. No nível celular, os bisfosfonatos alteram as funções dos osteoclastos, como inibição do seurecrutamento, diminuição do seu tempo de vida e inibição de sua atividade na superfície óssea.IV. No nível molecular, os bisfosfonatos modulam as funções dos osteoclastos pela interação comreceptores da superfície celular ou por enzima intracelular.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e IV.D I, III e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
7
A alternativa E) II, III e IV estão corretas.
A osteonecrose é resultado direto da exposição óssea, quadro inflamatório, estresse mecânico, exodontias, e irritações pela prótese e pela infecção.
O que o cirurgião-dentista deve fazer é remover a porção óssea necrosada com uma margem de segurança.
O uso de bisfosfonatos irá alterar o grau de formação óssea por conta do desaceleramento do metabolismo dos osteoclastos, que são células que "destroem" o tecido ósseo, além de diminuir o tempo de vida dessas células.
Espero ter ajudado!
respondido por:
0
Resposta:
II, III e IV estão corretas.
Explicação:
Corrigida pelo ava
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás