• Matéria: Artes
  • Autor: jjesus49
  • Perguntado 7 anos atrás

Ambas as imagens fazem referência aos significantes formados pelo enunciado. Faça uma reflexão sobre o significado produzido na imagem 1 e na imagem 2. Durante a sua reflexão, aponte o que a ausência da legenda implica no processo de significação.

Anexos:

Respostas

respondido por: letiane70
7

Resposta:

Cada uma das imagens constitui signos distintos, embora compartilhem de significantes em comum, caracterizados pelo enunciado trazido na questão, que é o de “uma mulher considerada gorda para o padrão normatizado da sociedade ocidental.”.

Explicação:

Nas duas imagens, a personagem traz diferentes significados. Na primeira, o olhar fixo no espectador, o cigarro na boca, os colares de pérolas, o casaco de pelos de algum animal exótico, as luvas e o vestido preto de franjas produzem um significado de riqueza, poder, status e imponência. É uma reprodução que se apresenta como acima ou superior ao espectador.

Na segunda, o significado produzido é completamente distinto: embora um pouco mais jovem, o vestido vermelho, a maquiagem suave, o olhar angelical e o posicionamento da mão no pescoço são elementos que nos permitem significar a personagem como uma outra possibilidade de corpo, que é atualmente apelada pela indústria da moda.

Existem, ainda, outras possibilidades de leitura de cada imagem. Na primeira, observamos a presença do cigarro. Hoje, o cigarro não é mais considerado símbolo de status e poder. Logo, ele pode ser associado a um aspecto negativo à mulher considerada gorda na foto. E, assim, o significado produzido poderá ser de sedentarismo, hábitos não saudáveis, etc.

Já a segunda imagem traz o olhar, a luz e o enquadramento no rosto da personagem, a qual é posicionada em de perfil, além do destaque dado para a cor vermelha do vestido. Tais elementos podem induzir o espectador a aderir algum produto que está à venda, caso ela se enquadre como uma peça publicitária.

Dessa forma, o significado de cada imagem (signo) depende de elementos que envolvem o próprio sujeito espectador (o que aparece depois em Peirce na sua tríade objeto-representante-interpretante), como o contexto cultural, as regras compartilhadas pelos usos de cada língua, as experiências de vida individuais e sociais etc.; e, ainda, qual será o uso (informativo, publicitário, jornalístico, médico) e o suporte de cada imagem, ou seja, onde ela aparecerá.

Perguntas similares