1-
Pesquise o texto de Platão sobre o Mito da Caverna e fale sobre os seguintes
tópicos:
a) O que o mito quer evidenciar com "viver sob aparências";
b) Como foi o processo dos prisioneiros para se libertadores das correntes e
saírem da caverna?
c)Qual a atualidade deste texto de Platão para os dias atuais?
d) Em sua opinião, o acesso às redes sociais e a diversos tipos de mídia tem
provocado maior liberdade ou aprisionamento? Como o saber filosófico
pode auxiliar na libertação dos preconceitos e conflitos nos dias atuais?
Respostas
O Mito da Caverna de Platão:
a) Evidenciar o "viver sob aparências" no mito da caverna é destacar o viver sem reflexão sobre a realidade e comportamentos. É nortear a vida pelo senso comum e pela aceitação do agir e do dever imposto. É viver nas sombras. A realidade deve ser questionada e modificada. Aceitar que as coisas são porque sempre foram assim, é viver de aparências.
b) No mito da Caverna, somente um único prisioneiro explora a caverna e sai da escuridão, sendo completamente ofuscado pela luz exterior. Quando volta a caverna, confuso e quase cego pela escuridão, seus companheiros prisioneiros o consideram um louco e tolo por se submeter a tal sofrimento desnecessário.
A analogia está em que a luz exterior é o conhecimento, é o entendimento da realidade em sua totalidade, enquanto a escuridão mostra o conforto da ignorância.
c) O mito hoje se justifica pelas ideias que consumimos, como correntes criadas para pacificação e mansidão humana. Nosso senso comum explica e revela tudo o que acreditamos necessitar. Padrões de consumo se atrelam a noção de felicidade, vivemos comportamentos previamente definidos e a liberdade se limita a escolha entre o socialmente certo e errado.
d) O acesso às redes sociais permitem vislumbrar dois diferentes e amplos aspectos. Em primeiro lugar permite o acesso rápido às informações de modo globalizado. Sabemos em tempo real o que acontece no mundo todo. Isto cria uma percepção de humanidade nunca antes percebida nesta dimensão.
Por outro lado, consumir informações, sem questionamento e reflexão, é somente perpetuar os mais esdrúxulos comportamentos. Parece então que nossa corrente tem mais elos e nossa caverna, é mais ampla. Assim, somente continuamos discriminando o que não conseguimos compreender, por nos faltar critérios de avaliação, que somente a reflexão que argumenta racionalmente, pode nos dar.
Bons estudos!