Respostas
Resposta:
temperamento e caráter são duas dimensões da personalidade
Explicação:
Temperamento: Hereditário
Quando falamos de temperamento, nos referimos àquela parte inata da nossa personalidade que é determinada por nossa herança genética. Por isso, é considerada a dimensão biológica e instintiva da personalidade. De fato, o temperamento é primeiro fator da personalidade a se manifestar. Por ser de origem genética e fruto da constituição hereditária, o temperamento dificilmente pode ser modificado, manipulado ou trocado pelas circunstâncias. Sempre, de alguma forma, existirá essa tendência; embora não seja menos verdade que possamos usar recursos para aumentar ou inibir sua manifestação.
Caráter: o reflexo de nossas experiências
É o componente da personalidade que engloba o temperamento (constituição hereditária) e o conjunto de hábitos educacionais e relacionais aprendidos pela pessoa. Ou seja, é um aspecto tanto inato quanto adquirido.
Além disso, é consequência das experiências e interações sociais que vamos tendo em nossa vida e das quais obtemos algum aprendizado. Assim, todos esses hábitos influenciam nosso temperamento e nossas predisposições biológicas. E vão mudando, variando, refinando e moldando nossa personalidade. Portanto, a origem do caráter é cultural.
Sendo menos estável do que o temperamento. O caráter, por não ser hereditário, não se manifesta totalmente nas fases iniciais do desenvolvimento evolutivo. Ele vai passando por diferentes etapas, até alcançar sua expressão máxima na adolescência. Portanto, ele pode ser modificado e é suscetível de ser alterado.
Hoje em dia, este termo é bastante confundido com o da personalidade, de forma que frequentemente são usados sem distinção.