As espécies florestais podem ser propagadas por diferentes métodos, seja pela via assexuada (vegetativa) seja pela sexuada (sementes). A propagação vegetativa ou clonagem caracteriza-se por multiplicar partes de plantas com a finalidade de obtenção de novas plantas geneticamente idênticas à planta doadora (planta-mãe), sendo essa prática muito comum na produção comercial de mudas de eucaliptos. A propagação vegetativa justifica-se naqueles casos em que a produção de sementes é escassa, de baixo poder germinativo e difícil armazenamento e em espécies de alta produtividade e qualidade final da madeira desejada ou, ainda, em programas de melhoramento genético da espécie.Considerando a utilização de propagação vegetativa em espécies florestais, avalie as afirmativas abaixo.I.A micropropagação é uma técnica de propagação assexuada que se caracteriza pelo cultivo de partes da planta em vasos com solução nutritiva em condições de ambiente protegido.II.A microestaquia é uma técnica de propagação assexuada que se caracteriza pelo uso de propágulos rejuvenescidos em laboratório para posterior enraizamento, visando à produção de mudas.III.A miniestaquia é uma técnica de propagação assexuada que consiste no uso de brotações de plantas propagadas pelo método de estaquia convencional como fontes de propágulos.IV.A enxertia é a técnica de propagação assexuada mais recomendada para plantios comerciais em larga escala, pois conduz à elevada qualidade da madeira produzida pela espécie enxertada.É correto apenas o que se afirma emO I e II. O I e IV. ® II e III. ® II e IV. O III e IV.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra C, que aponta que apenas II. A micro estaquia é uma técnica de propagação assexuada que se caracteriza pelo uso de propágulos rejuvenescidos em laboratório para posterior enraizamento, visando à produção de mudas. III. A miniestaquia é uma técnica de propagação assexuada que consiste no uso de brotações de plantas propagadas pelo método de estaquia convencional como fontes de propágulos. São as afirmativas corretas.
A microestaquia, é uma forma de produzir verdadeiros clones da arvora que possua a característica mais desejável, sendo assim se tem uma maior uniformidade devido a sua igualdade de genes, porem com pontos negativos, pois e uma área que caso tenha problemas com doenças terá muitas perdas devido a sua igualdade de genes.
Logo a miniestaquia que se trata de um propagação assexuada, que ou contrario da microestaquia, pode ser feita em estufas climatizas com nebulização e a microestaquia tem o uso de cultura de tecido, a microestaquia usa menos material para gerar mais indivíduos.