Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta. I. A natureza jurídica da relação de emprego é explicada por teorias contratualistas e acontratualistas, predominando, no âmbito da doutrina, a primeira, da qual desponta a plena liberdade de contratação, sendo reduzida a intervenção estatal, geralmente voltada a complementar as lacunas deixadas pela autonomia da vontade dos contratantes. II. Consideram os adeptos da teoria institucional que a formação da relação de emprego resulta de um ato- condição, e não de um contrato, na medida em que vigora, antes de ser praticado, um verdadeiro estatuto legal, convencional, judiciário ou costumeiro que lhe será aplicado logo que se realize a simples formalidade da admissão. III. A teoria da inserção, de caráter predominantemente contratualista, explica a origem da dependência pessoal do empregado em razão de um ajuste prévio, por meio do qual se opera a inserção do trabalhador à empresa para execução de suas atividades, daí resultando o poder diretivo do empregador. IV. A teoria da relação de trabalho a justificar a natureza jurídica da relação de emprego, considera que a vontade não exerce papel relevante e necessário na constituição do vínculo de trabalho subordinado. As fontes das relações jurídicas de trabalho seriam a prestação material dos serviços e a prática de atos de emprego. V. Uma das críticas que a doutrina promove em relação às teorias acontratualistas consiste na negação da prevalência da convergência de vontades para justificar o nascimento da relação de emprego. Escolha uma: a. Há apenas três proposições falsas. b. Há apenas duas proposições falsas. c. Há apenas quatro proposições falsas. d. Há apenas uma proposição falsa. e. Todas as proposições são falsas.

Respostas

respondido por: arilsongba
6

A resposta correta é a letra B) Há apenas duas proposições falsas.  

Quando se fala sobre a predominância da teoria contratualista, é necessário frisar que a mesma não desponta nenhum fato pela liberdade de contratação, pois isso a torna isenta de toda intervenção de origem estatal.

O contrato de trabalho deve ser feito de acordo com as vontades, pois o mesmo irá gerar direitos e obrigações recíprocos para as duas partes.

Contudo, é necessário dizer que quando existe vontade entre as duas partes, é necessário complementar todas as lacunas que ainda estão abertas.

Bons estudos!

Perguntas similares