Atualmente, as propostas de atuação da fonoaudiologia em ambiente escolar estão voltadas para um modelo com ênfase na promoção da saúde. Embora ainda haja uma diversidade de interpretações, esse modelo contribui para a organização dos serviços, a valorização dos papéis desempenhados pelos educadores e familiares e, fundamentalmente, para a formação continuada de educadores. Dentro desse modelo, é possível elaborar e executar ações que: a) promovam o desenvolvimento infantil; b) auxiliem escolares com dificuldades no processo de aprendizagem; e c) em casos especiais ou extremos, encaminhem esses alunos para atendimento especializado.Considerando, respectivamente, essas três instâncias de atuação, assinale a alternativa que contém três ações relacionadas à atuação fonoaudiológica dentro de uma perspectiva de promoção da saúde.o Realização de triagens para detecção de riscos para alterações fonoaudiológicas; elaboração e execuçãode estratégias terapêuticas voltadas para aspectos de voz e motricidade orofacial; encaminhamento de crianças de risco para avaliação fonoaudiológica. Elaboração de grupos de orientações para familiares e educadores; planejamento e execução de atividades de letramento fora da sala de aula regular; encaminhamento de crianças com erros ortográficos para atendimento clínico fonoaudiológico e psicopedagógico. Orientação de educadores em relação às possibilidades de adaptações de atividades pedagógicas; planejamento e execução de oficinas de leitura e de escrita em horários distintos ao de sala de aula regular; encaminhamento de alunos com distúrbios da comunicação para atendimento clínico fonoaudiológico.O• Promoção de screenings para identificação de alterações fonoaudiológicas; fornecimento deatendimento clínico voltado para os desvios fonológicos; encaminhamento de alunos respiradores orais para avaliação multiprofissional (fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortodontia). Confecção de minicursos para educadores que os auxiliem em sua formação continuada; promoção de atendimento clínico voltado para os escolares com distúrbios de fluência; encaminhamento de escolares com leitura silabada para atendimento clínico fonoaudiológico.
#ENADE
Respostas
A alternativa C) Orientação de educadores em relação às possibilidades de adaptações de atividades pedagógicas; planejamento e execução de oficinas de leitura e de escrita em horários distintos ao de sala de aula regular; encaminhamento de alunos com distúrbios da comunicação para atendimento clínico fonoaudiológico.
Em relação as instâncias citadas, o fonoaudiólogo pode orientar os educadores em relação a possibilidade de adaptação das atividades pedagógicas que auxiliem no processo educativo.
Também é importante que os profissionais da educação sejam capazes de identificar indícios de problemas relacionados a comunicação das crianças e indicar a busca por atendimento fonoaudiológico.
Em escolas, o fonoaudiólogo deve agir em atividades que orientem as pessoas em relação a fonação.
Espero ter ajudado!