Nos animais de produção, o sexo é determinado pelo gameta masculino. A possibilidade de se selecionar espermatozóides carreando o cromossomo X ou Y atende a interesses econômicos, dependendo da espécie em questão. Mais de 80% das vacas leiteiras em algumas regiões do país são inseminadas artificialmente. Assim, é fundamental a utilização de sêmen sexado para atender à demanda de fêmeas nas propriedades. A principal tecnologia utilizada é a citometria de fluxo, com a aplicação de um marcador fluorescente nos espermatozóides.O marcador é ativado e a intensidade da resposta está diretamente relacionada à quantidade de DNA no espermatozÓide, quando osÓ espermatozóides vivos respondem com maior intensidade, pois o corante fixa-se na membrana espermática íntegra.O espermatozóides mortos respondem com menor intensidade, pois o corante atravessa a membrana espermática.O espermatozóides, carreando o cromossomo X, respondem com maior intensidade porque possuem mais DNA.Ô espermatozóides, carreando o cromossomo X, respondem com menor intensidade porque possuem menos DNA.O espermatozóides, carreando o cromossomo Y, respondem com maior intensidade porque possuem mais DNA.
#ENADE
Respostas
respondido por:
9
A alternativa C) espermatozoides, carreando o cromossomo X, respondem com maior intensidade porque possuem mais DNA.
O marcador da citometria de fluxo irá ter maior fluorescência nos espermatozoides com cromossomo X, pois eles carregam um pouco mais de informação genética.
Esse tipo de técnica é usada para fazer a sexagem do sêmen, é uma forma de garantir que determinados neonatos irão nascer de um único gênero.
Por exemplo, é mais interessante para um rebanho de bovino de corte que nasçam só machos, e para um rebanho de bovino de leite, que nasçam só fêmeas.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás