O impacto econômico da doença uterina na vaca de leite é resultado da infertilidade, redução na produção de leite, aumento do descarte involuntário e do custo de tratamento. Esse problema manifesta-se, geralmente, após o parto, como consequência de distocias, de retenção de envoltórios fetais, da baixa condição corporal ao parto e de problemas metabólicos.Suponha que uma vaca da raça Girolando, de cinco anos de idade, foi atendida pelo médico veterinário48 horas após o parto, por apresentar-se deitada, anoréxica e com descarga vulvar aquosa de coloração marrom avermelhada e fétida. Durante o exame clínico, constatou-se hipertermia, aumento das frequências respiratória e cardíaca e extremidades frias. Pela avaliação dos órgãos reprodutivos, por meio da palpação retal, verificou-se que o útero estava muito grande, com líquidos na cavidade abdominal e não era possível alcançar os ovários. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.I.O diagnóstico de metrite puerperal aguda remete ao prognóstico reservado, principalmente pela extensão do comprometimento da mucosa uterina.II.Os sinais de toxemia estão presentes em con- sequência da absorção dos produtos resultantes da rápida multiplicação microbiana e pelo pro- cesso de necrose dos envoltórios fetais.III.Na metrite puerperal aguda, as medidas tera- pêuticas imediatas envolvem, necessariamen- te, a redução das concentrações circulantes de progesterona.IV.Na metrite, a despeito do comprometimento do miométrio e por tratar-se de um processo agudo, os mecanismos de defesa uterinos não são prejudicados.V.A severidade do processo inflamatório uterinodurante a metrite puerperal aguda depende do microrganismo contaminante, especialmente quando ocorre sinergismo entre gêneros.É correto apenas o que se afirma emlã \, \ \ e IV. O I, II e V. O I, III e V. @ II, III e IV.O III, IV e V.
#ENADE
Respostas
respondido por:
4
Estão corretas as afirmativas I, II e V. Letra B.
A doença uterina na vaca de leite pode resultar em um impacto econômico devido a infertilidade, a redução na produção de leite, o aumento do descarte involuntário e também ao custo de tratamento.
De forma que o diagnóstico de metrite puerperal aguda possui relação com o prognóstico reservado, em especial, pela extensão do comprometimento da mucosa uterina. Em que os sinais de toxemia podem ser observados na absorção dos produtos.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás