• Matéria: ENEM
  • Autor: gabisilfel3202
  • Perguntado 7 anos atrás

Os produtores extrativistas de açai têm enfrentado problemas em relação ao controle adequado da qualidade da matéria-prima por meio das boas práticas de fabricação (BPF), fato que se reflete diretamente no produto industrializado, causando perdas e gastos com o ajuste da qualidade. Nesse sentido, a atuação dos tecnólogos na implantação e adoção das boas práticas é fundamental.A partir do texto acima, assinale a opção correta em relação à adoção das boas práticas de fabricação (BPF).O A legislação sanitária federal, que regulamenta o conjunto de medidas estabelecidas pelas BPF é única, de caráter generalista, aplicável a todos os tipos de agroindústria, independentemente de se tratar de produtos de origem vegetal ou animal, não apresentando norma específica para determinadas categorias de alimentos. Toda e qualquer particularidade relacionada à matéria-prima e ao processo de industrialização é tratada em âmbito regional. As BPF abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas e seguidas pelas agroindústrias de alimentos, para garantir a qualidade do produto com vistas ao controle das condições higiênico-sanitárias e a plena conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos estabelecidos por lei, salvo as exceções amparadas por instruções normativas, como é o caso de alimentos tipicamente regionais, coloniais e artesanais. Recomenda-se, sem quaisquer critérios restritivos, que a agroindústria não receba matéria-prima ou insumo que contenha parasitas, microorganismos e(ou) substâncias tóxicas, independentemente dos níveis de contaminação e dos possíveis métodos de tratamento e conservação empregados. Contudo, visando à estratificação da produção em várias categorias de qualidade, a agroindústria pode aceitá-la pactuando com o fornecedor uma redução no preço pago pela matéria-prima.O• Quando adquiridos pela agroindÚstria, as embalagens utilizadas para o acondicionamento dos alimentos devem sermantidas em condições higiênico-sanitárias, em áreas previamente estabelecidas e, preferencialmente, próximas às áreas de processamento. Independentemente do alimento a ser embalado, o material da embalagem deve ser apropriado para o produto, seguro do ponto de vista fisico e não promover qualquer interatividade química com o alimento que exceda os limites aceitáveis pelo órgão competente. O segmento agroindustrial de alimentos poucas vezes produz suas próprias matérias-primas, optando, com frequência, por realizar contratos de terceirização com os setores produtivos primários. Isso, de certa forma, pode ser considerado fator de preocupação com relação ao controle de qualidade da matéria-prima e à implementação das BPF. Entretanto, nesses casos, a agroindústria tem maior flexibilidade para não aplicar critérios rígidos de qualidade na seleção da matéria-prima, podendo aceitá-las em situações que não estão em conformidade com as BPF.

#ENADE

Respostas

respondido por: lucelialuisa
1

As Boas Práticas de Fabricação estão bem descritas na Alternativa D.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) englobam um conjunto de medidas que tem por objetivo garantir a qualidade do produto final através de condições higiênico-sanitárias adequadas. Elas possuem legislações especificas, sendo aplicável a qualquer produtor.

As embalagens quando adquiridas devem ser mantidas de forma adequada, em áreas próximas ao processamento do alimento e quando embalado, não deve interagir com o produto e ser segura para o consumidor.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares