• Matéria: ENEM
  • Autor: laryoliveyra2548
  • Perguntado 7 anos atrás

A senhora Ana, de 73 anos de idade, é recebida no consultório de terapia ocupacional acompanhada do filho único de 51 anos de idade, que se preocupa com o arranjo familiar após o falecimento de seu pai, marido de Ana, passados 53 anos de casamento. Solicita auxilio em relação à necessidade de convencer sua mãe a morar com ele, sua esposa e seus três filhos menores. Entre os argumentos apresentados pelo filho, o principal se ancora no uso de antidepressivos, que sua mãe passou a fazer após o episódio da perda do marido. O histórico ocupacional de Ana é de uma carreira de magistério, com ênfase na educação infantil e a aposentadoria, há 18 anos, foi compreendida por ela como um momento importante em que passou a ter tempo livre e autonomia financeira para acompanhar o marido, na ocasião, também aposentado.Ao discutir com a família o desejo manifesto por Ana de permanecer residindo sozinha, avalie a pertinência dos seguintes argumentos a serem utilizados pela terapeuta ocupacional.I.A autonomia, ou seja, a capacidade de determinar e executar seus próprios designios, é o principal aspecto a ser preservado na velhice. A senhora Ana, sendo capaz de gerir sua própria vida e de determinar suas atividades de lazer, interações sociais e atividades da vida prática, se perceberá e será percebida como uma pessoa saudável.II.Uma idosa pode ser hipertensa, diabética, cardíaca e utilizar medicamentos antidepressivos, porém, como resultante de um acompanhamento bem-sucedido, ela pode manter sua autonomia, permanecer integrada socialmente e ser capaz de realizar atividades da vida diária, tais como cuidar da casa, fazer compras e organizar as finanças.III.Um dos objetivos da proposta terapêutica é a manutenção dos vínculos afetivos. Por isso, o histórico ocupacional da senhora Ana é um fator importante para a relação familiar, assim como as pesquisas demonstram que um novo arranjo domiciliar pode evitar os conflitos de desempenho de papéis na familia e integra os idosos que se sentem úteis por contribuir nos cuidados das crianças.lV. Os arranjos domiciliares multigeracionais são prevalentes no Brasil, podem ser relacionados ao fator socioeconômico, geralmente afetam mulheres e são uma opção sociocultural, pois as pesquisas apontam que os idosos com maior poder aquisitivo optam por viverem sós e essa escolha se deve à fragilidade de sua rede de suporte social.V. A perda de um ente querido, a falência econômica, uma doença incapacitante, um distúrbio mental, um acidente, são eventos cotidianos que podem, juntos ou isoladamente, comprometer a capacidade funcional e(ou) o bem- estar de um indivíduo, o qual, em um sentido amplo, seria o resultado do equilíbrio entre as várias dimensões da capacidade funcional do idoso.Estão corretos apenas os argumentosO‘ I, II e III. O I, II e V. O I, IV e V. @ II, III e IV.O III, IV e V.

#ENADE

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
0

A alternativa correta é a  I, II e V.

A saúde para os idosos é uma área em que existe uma variação de pessoa por pessoa em relação as experiências e as condições nas quais a vida do individuo percorreu. A satisfação com a vida é um procedimento de cognição de locais específicos.

Esses locais demandam em saúde e de trabalho no qual o bem-estar individual que percorrem domínios como na saúde, no trabalho, nas relações sociais e refletem também nas condições e vidas pessoais.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares