Exercitar
2. Leia a charge a seguir.
ANGELI INDIRUT
AngeklAcervo do cartunista
SE ELEITO
PROMETO
CONSTRUIR MAIS
DE MIL PONTES
ELEVADOS E
VIADUTOS!
TA VENDO! HELM I
NÃO TEREMOS
MAS
PROELEMAS
DE MORADIAL
a) Que problema social é criticado
na charge?
b) Com base na charge, é possível
perceber uma característica im-
portante da sociedade urbano-
-industrial, que exige constante
retirada de recursos naturais.
Que característica e essa?
Respostas
Explicação:
a) O problema social criticado é referente a moradias em locais públicos-como avenidas, viadutos e elevados-, ocupadas por um crescente número de moradores sem condições para adquirir propriedades privadas.
b) Essa característica é o crescimento das áreas urbanas devido a demanda de moradias e comércios pelo aumento populacional. Para que essa necessidade de ampliação seja suprida, a retirada de recursos naturais é cada vez maior para a sua construção.
a) O problema social criticado na charge é o da falta de moradia, explicada pela especulação imobiliária e gentrificação dos centros urbanos e pelo desemprego. Essas são causas que fazem parte do cenário de instabilidade social e econômica no Brasil.
b) Os recursos naturais são exauridos pela sociedade urbano-industrial. Com o crescimento urbano, cada vez mais se expande a oferta de moradias, impactando na paisagem ambiental.
Problemas sociais brasileiros
Oriundos da dominação colonial violenta e repressiva, se caracterizam pelo desenvolvimento dos índices de pobreza, insegurança alimentar, sanitária e econômica. Outra questão é a diferença de classe, que acentua a concentração de renda e a segregação urbana.
No Brasil, os problemas sociais também são embasados pelo racismo e pela xenofobia. Além disso, é preciso lembrar que o país não possuía políticas públicas educacionais até a década de 1930, o que causou um atraso muito grande no desenvolvimento social.
Sobre a desigualdade social, confira: https://brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ2