O glicogênio é um polímero de glicose, que serve como reserva dessa molécula durante os períodos de jejum. Em mamíferos e consequentemente na espécie humana, teremos armazenamento de glicogênio no fígado e no músculo esquelético que corresponde em média a 100g no fígado e 300g no músculo estriado esquelético. KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá - PR: UniCesumar, 2018. Considerando o exposto acima, assinale a alternativa que representa as características do glicogênio. I. O glicogênio hepático irá fornecer glicose para manter a glicemia durante os períodos entre as refeições, e em principal no jejum noturno. II. O glicogênio muscular será degredado para prover energia para a próprio célula muscular. III. A degradação do glicogênio é chamada de glicogenólise. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta: todas estão corretas.
Explicação:
Pag: 180 e 181.
Todas as afirmativas estão corretas.
I. O glicogênio hepático irá fornecer glicose para manter a glicemia durante os períodos entre as refeições, e em principal no jejum noturno.
Durante os períodos de jejum, ocorre uma diminuição da glicose circulante no organismo, mas as células ainda precisam dela para ter energia e continuar seu trabalho. Assim, o glicogênio hepático serve como uma "reserva" para o corpo continuar tendo glicose mesmo quando o indivíduo não está ingerindo nenhum alimento.
II. O glicogênio muscular será degredado para prover energia para a própria célula muscular.
Os miócitos precisam de uma quantidade muito grande e rápida de energia disponível para exercerem suas funções, portanto o glicogênio muscular é usado pelo próprio órgão.
III. A degradação do glicogênio é chamada de glicogenólise.
Lise se trata de "quebra", portanto a glicogenólise é o processo de quebra de glicogênio em glicose.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3241483