Respostas
Resposta:
Enquanto é mastigado, o alimento se embebe de saliva, produzida por três pares de glândulas salivares , as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. A saliva contém uma enzima digestiva, a amilase, que decompõe o amido. Os canais das glândulas salivares desembocam na boca.
As glândulas parótidas estão situadas ao lado dos ouvidos. Produzem uma saliva líquida e serosa, rica em enzimas e pobre em muco (uma glicoproteína).
As glândulas submandibulares ficam na base posterior da mandíbula. Produzem uma saliva viscosa e rica em glicoproteína (o muco). As glândulas submandibulares secretam cerca de 70% do total da saliva.
As glândulas sublinguais situam-se embaixo da língua. São as menores glândulas salivares e produzem uma saliva muito densa, que perfaz 5% do total de saliva secretada.
Pâncreas :
É uma glândula de mais ou menos 15 cm de comprimento e formato triangular, localizada na alça formada pelo duodeno, sob o estômago. Secreta o suco pancreático, que é lançado no duodeno. Este suco é uma solução aquosa, que além das enzimas, é rico em bicarbonato (alcalino), o qual misturando-se ao quimo, neutraliza sua acidez.
Fígado :
É a maior glândula do organismo e possui funções múltiplas e complexas. Elas incluem a formação da bile, reservatório de carboidratos (glicogênio), controle do metabolismo de carboidratos; metabolização dos hormônios esteroides produzidos nas glândulas suprarrenais e nas gônadas (ovários); desintoxicação de muitas drogas e toxinas; síntese de proteínas plasmáticas (protrombina); inativação de hormônios polipeptídicos; formação de ureia; muitas e importantes reações de metabolização de gorduras.
Explicação: